Buen Camino Caminho de Santiago toten

Published on | by Suzana

1

O Caminho de Santiago em 10 desenhos

Você nunca sabe quem vai encontrar quando decide percorrer o Caminho de Santiago. Por isso é bacana fazê-lo sozinho, já que você nunca estará só. O que eu sempre digo, por experiência própria, é que o Caminho te apresenta as pessoas que você deve conhecer nele. A energia que você leva ao Caminho é a que ele te devolve de volta em forma de clima, em forma de paisagens ou em forma de pessoas.

Esse ano, enquanto fazia 100 Km na Semana Santa, conheci muita gente interessante cujas histórias vou contar em vários posts. Algumas conheci pessoalmente e outras fui apresentada virtualmente e já considero amigos, como o Acácio do Refúgio Acácio e Orietta, a Natália do Albergue Estrela Guia e a Tatiana autora do livro Uma Viagem em um Bloco de Notas. Esses três últimos me foram apresentados pelo Marcello, do Albergue A Casiña di Marcello, que também conheci nessa semana. Se você estiver atento, vai ver que o Caminho te presenteia dia após dia, mesmo depois que você o termina.

Esse ano, enquanto estava tomando sol ao lado da ponte de Ribadixo da Baixo, na Galícia, fiz uns vídeos de peregrinos para colocar na fan page do blog no Facebook. Um deles se aproximou, dizendo que tinha ouvido que eu tinha um blog e estava escrevendo sobre o Caminho. Seu nome é Fernando Gaforio Nebreda, um espanhol de Madrid. Ele me disse que estava fazendo o percurso e, em vez de escrever um diário ou um blog, ele desenhava cada lugar por onde passava. E me mostrou os seus desenhos.

 

Triacastela Camino de Santiago Sarria Camino de Santiago

E o que vi não foram só desenhos. Foram obras de arte criadas no Caminho, com poucos recursos, algo de tempo e muita arte. O toque pessoal era o carimbo de cada lugar embaixo do desenho, a data, o nome da cidade e quantos quilômetros faltavam a Santiago. E também a sua própria logo em cada folha.

Samos Camino de SantiagoLigonde Camino de Santiago

 

Muita gente viu os seus traços naquela tarde ao lado do rio, e muita gente também se viu desenhada ali. Mas eu queria poder mostrar pra todo mundo esse artista quase anônimo que Santiago fez questão de me apresentar. Perguntei se ele ia expor todo o material, ele disse que gostaria, mas que não sabia por onde começar. Falei que ia ajudá-lo. Começo aqui pelo blog, mas tenho certeza que as pessoas que lerem isso terão mais contatos e, quem sabe, consigam mexer os pauzinhos pra conseguir um lugar pra que ele mostre a sua arte e o seu Caminho desenhado. Confira ao longo desse post os 10 lugares mais marcantes dos últimos 100 Km até Santiago, por Fernando Gaforio Nebreda.

Portomarin Camino de SantiagoPalas de Rei Camino de Santiago

Melide Camino de SantiagoRibadixo Camino de SantiagoPedrouzo Camino de SantiagoSantiago de Compostela Camino de Santiago

 

 

 

Tags: , , , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



One Response to O Caminho de Santiago em 10 desenhos

  1. Pingback: O peregrino paraolímpico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com