Buen Camino

O peregrino paralímpico

By maio 4th, 2016 One Comment
peregrino paraolímpico Caminho de Santiago

Durante o percurso de 100 km que fiz na Semana Santa de 2015 no Caminho de Santiago conheci várias pessoas com histórias interessantes, como o brasileiro Marcelo que deixou a Itália para abrir um albergue em Palas de Rei e o espanhol Fernando que vai desenhando tudo o que vê no Caminho, como já contei por aqui. E conheci também um atleta paralímpico que já percorreu mais de 2 mil quilômetros entre os vários Caminhos existentes e que agora divulga o seu projeto “Mas que un Camino” (Mais que um Caminho) na Galícia. O nome dele é Ionut Preda, ele é natural da Romênia e tem 35 anos.

Já tinham me falado dele e sobre o seu famoso carimbo de cera quente vermelho, com dois pezinhos, que ele imprime na credencial dos peregrinos em troca de doações. Até que um dia, enquanto eu descansava nos quilômetros finais antes de chegar ao Monte do Gozo, ele apareceu de bicicleta.

peregrino paraolímpico Caminho de Santiago

Rapidamente muitas pessoas se juntaram ali pra conseguir seu carimbo exclusivo de cera. Ele também tem outro carimbo próprio divulgando o seu blog e página do Facebook “El Paralímpico Viajero” e, além disso, vende camisetas do seu projeto. Segundo o que conta, seu objetivo é arrecadar fundos para ir às Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

peregrino paraolímpico Caminho de Santiago

Mas o que chama a atenção, na verdade, é a sua perna direita mecânica. Ele conta que aos 8 anos, quando amputou o pé direito e depois, aos 27, quando teve que amputar a perna, os médicos lhe disseram que ele nunca ia poder caminhar normalmente na vida, só com uma cadeira de rodas. Ele tirou dessa sentença negativa uma força sem igual para seguir enfrentando as críticas e realizar seus sonhos. Com sua prótese, Ionut já ganhou várias competições de halterofilismo e lançamento de disco.

peregrino paraolímpico Caminho de Santiago

O atleta sempre tem um projeto em mente e se dedica a ele de corpo e alma para conseguir seus objetivos, sejam eles coisas tão essenciais como conseguir uma prótese nova quando a sua já está gasta e lhe machuca, seja dar a volta ao mundo em bicicleta. Já rodou toda a Espanha e não quer parar. E não vai.

peregrino paraolímpico Caminho de Santiago

Quando vemos pessoas assim, com tanta vontade e disposição, até nos envergonhamos de reclamar das nossas dores, da falta de fundos para realizar sonhos, das desculpas para não ir. É muito fácil dizer que não consegue, sem trabalhar duro para colocar um projeto em prática. Tudo é possível nessa vida, desde caminhar 800 Km a pé até ir em busca de patrocínio para conseguir o que você busca. Cada camiseta vendida e cada moeda conta. A diferença entre o sonho e a realidade é o empenho que colocamos para tirar os projetos do papel. Nada é fácil, nada vem de graça e todo o esforço sempre é recompensado. Parabéns ao Ionut, que já é um vencedor mesmo antes de chegar às paralimpíadas do Brasil neste ano, e a todos os Ionuts que não deixam que nada nem ninguém os impeça de conquistar seus objetivos nessa vida.

Assista ao vídeo com a conversa que tivemos enquanto ele carimbava nossas credenciais:

Bom Caminho!

Suzana

Suzana

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e vai como peregrina a Santiago de Compostela frequentemente. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.

One Comment

Leave a Reply