EspanhaMadridModo de Usar

Como é a Festa de San Isidro em Madrid?

By maio 13th, 2019 One Comment
Festa de San Isidro em Madrid: Museu de San Isidro Labrador

Chegou a hora da festa de San Isidro em Madrid, em homenagem ao santo padroeiro da cidade. A ele é atribuído o milagre de fazer subir a água de dentro de um poço, onde havia caído o seu filho, para salvá-lo. Essa e outras histórias, além do poço, podem ser vistas no museu de San Isidro, que fica na praça de San Andrés, onde ele viveu. Seus restos mortais estão na Colegiata de San Isidro, no bairro de La Latina.

Festa de San Isidro em Madrid: Poço do milagre de San Isidro
Depois de 10 anos vivendo em Madrid fui visitar esse museu pela primeira vez e ele é bastante interessante. Conta a história da cidade e tem um vídeo sobre as muralhas que mostra exatamente onde elas se encontravam. Ainda hoje é possível ver partes delas nas redondezas do museu e até dentro de alguns restaurantes, onde se colocou um chão de vidro para preservá-las.

No museu há uma capela do século XVII, com a estátua do santo, e também um pátio de estilo renascentista com uma fonte no meio e várias estátuas na parte superior. Embaixo estão mais algumas, entre elas a do urso que adornava originalmente a fonte da Plaza Cibeles, e de cuja boca saía a água que as pessoas bebiam.

Festa de San Isidro em Madrid: Patio interior do museu de San Isidro em MadridFesta de San Isidro em Madrid

Encontrei também vários pôsteres de anos anteriores da festa de San Isidro em Madrid, sendo o mais antigo com data de 1948. Percebe-se que os madrilenhos gostam muito das suas tradições e tudo é motivo pra festa.
Agende-se: o museu abre de terça a domingo, de 9h30 às 20h (em agosto ele fecha às 14h30).

Festa de San Isidro em Madrid: cartazes antigos da Festa de San Isidro em Madrid

Festa de San Isidro em Madrid: como funciona?

Os festejos começam com o desfile dos bonecos Gigantes e Cabeçudos, que saem da Plaza de la Villa às 18h. Mais tarde há show noturno (e macro-botellón, ou seja, beber na rua está liberado) na Praça das Vistillas, que fica ao lado da ponte de Segóvia, no bairro de La Latina. E durante o dia há desfiles, muita gente vestida de chulapo ou chulapa, todos aproveitando o bom tempo para ficar na rua e comer as rosquinhas do santo.

Festa de San Isidro em Madrid: Gigantes e Cabeçudos

Festa de San Isidro em Madrid: gigantes e cabeçudos na Plaza de la Villa

No dia 15, que é feriado em Madrid, as pessoas costumam ir fazer picnic na Pradera de San Isidro a partir do meio dia. Na sexta e no sábado à noite não perca o show de sons e fogos de artifício no lago do Parque do Retiro às 22h.
As temporada de touradas abre oficialmente durante as festas mas esperamos que, num futuro próximo, elas deixem de acontecer.
Você encontra a programação completa das festas de San Isidro nesse link.

Leia também:

Chamberi, a estação fantasma do metrô de Madrid

RESERVE SEU HOTEL COM DESCONTO PELO BOOKING!



Booking.com

Suzana

Suzana

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e vai como peregrina a Santiago de Compostela frequentemente. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.

One Comment

Leave a Reply