Buen Camino

Quanto custa fazer o Caminho de Santiago?

By janeiro 22nd, 2020 No Comments
Quanto custa fazer o caminho de Santiago? Comece a economizar

Muitos peregrinos fazem essa pergunta: quanto custa fazer o Caminho de Santiago? E é normal que a façam, já que é preciso saber uma média de quanto levar para o Caminho para poder organizar suas finanças e até ver quanto tempo precisa para juntar esse dinheiro.

Pra quem vem do Brasil, há que adicionar ainda as passagens de avião e o seguro-saúde, que é obrigatório para entrar na Europa. E também comprar algum item de roupa ou equipamento que esteja faltando no “enxoval” do peregrino (mochila, botas ou tênis, roupa de trekking, meias anti-bolhas, bastões, etc).

Quanto custa fazer o Caminho de Santiago?

Como calcular o seu orçamento?

 

Formulei algumas perguntas e respostas para que você entenda que raciocínio precisa seguir para calcular em média quanto irá gastar, baseado na minha experiência (de 8 Caminhos, por enquanto). Vamos a elas?

Quantos dias você tem para fazer o Caminho?

O cálculo naturalmente não é igual para quem vai caminhar 5, 15 ou 30 dias. Veja as perguntas a seguir para decidir que tipo de Caminho fará (mais econômico, dormindo em albergues, ou com mais conforto, dormindo em quartos duplos em hotéis). Sabendo um valor aproximado do que você gastará em um dia, é só multiplicar pelo número de dias de caminhada, deixando sempre um valor extra para imprevistos como farmácia, táxi, transporte de mochila e até pra tomar umas cervejas ou vinhos com os demais peregrinos.

Qual Caminho fará?

O Caminho Francês é o mais percorrido e, portanto, o mais estruturado. Isso quer dizer que é bem fácil encontrar um mercadinho com tudo o que você precisa, tanto para o café da manhã, lanche ou almoço/jantar. Assim, você não terá que fazer todas as suas refeições em bares, que são muito mais caros. Pode comprar frutas, queijo e presunto, pão e barras de cereais para as paradas de descanso (sempre em pouca quantidade para não pesar na mochila), e algo para o jantar. Se estiver em dupla ou em grupo, pode dividir o peso com os demais.

Quanto custa fazer o caminho de Santiago: bares são mais carosOs outros Caminhos não têm a mesma estrutura, mas o raciocínio é o mesmo, só que com um pouco mais de dificuldade, já que há menos mercados ao longo da rota. Nesses casos, o Menu do Peregrino salva (e ele custa entre 10 e 12 euros, com entrada, prato principal, pão, bebida e sobremesa).

Pretende ficar em albergues públicos ou hotel com quarto individual ou duplo?

Essa escolha é muito importante, porque os preços variam bastante. Os albergues públicos custam de 6 a 8 euros, os privados a partir de 10 euros (nesses dois primeiros você dorme em quartos grandes com vários beliches, sendo que os privados têm quartos menores). Já os hotéis têm preços que variam desde 30 euros pra duas pessoas, dependendo da cidade, se têm banheiro dentro ou fora, etc. Há albergues privados que também têm quartos duplos, convém perguntar ao fazer a reserva (muito recomendada). Os únicos albergues que não podem ser reservados são os públicos.

Leia também:

Vai sozinho ou acompanhado? Ou vai em grupo?

Cada situação tem suas vantagens e desvantagens, e isso também vai depender do tipo de peregrinação que você pensa em fazer. Usando meu Caminho Francês de 36 dias como exemplo: eu fui sozinha. Nos primeiros 2 ou 3 dias me juntava com peregrinos e íamos a um restaurante para comer o Menu do Peregrino e assim fomos conhecendo outras pessoas que foram sozinhas também. Resultado: lá pelo quarto dia, um polonês veio perguntar se topávamos comprar ingredientes e cozinhar juntos.

A partir desse dia, todas as noites, nosso grupo de 10 peregrinos “avulsos” passou a cozinhar juntos o jantar, e a conta saía a 4 euros por pessoa em média, incluindo o vinho. Junte a isso o valor do albergue (6 euros), e um café da manhã (5 euros) e barrinhas de cereal ou frutas para quando chegar ao albergue, sai a 15 euros no máximo.

Quanto custa fazer o caminho de Santiago: cozinhando no albergueO que você economiza um dia, você pode se permitir gastar mais em outro, se quiser, e assim a conta vai se equilibrando. É uma boa ideia ir anotando os gastos e assim ter o controle, na ponta do lápis, de onde você gasta mais dinheiro.

Cada peregrino vai descobrindo como será a sua rotina no Caminho a cada dia. No meu caso, eu saía cedo pra caminhar sem tomar café e só parava lá pelas 9:00 pra sentar e tomar o “desayuno” com café com leite e tostadas. Comia uma banana lá pelas 12:00 e, depois de chegar ao albergue, tomar banho e lavar a roupa, comia algo para enganar a fome e jantava cedo. Assim só fazia uma refeição por dia. Isso também diminuiu meus custos.

Se você vai em duas pessoas, já tem com quem cozinhar, se quiser. E quem vai em grupo também.

Quanto custa fazer o caminho de Santiago: comendo juntos

Pretende cozinhar ou só comer o Menu do Peregrino?

Há albergues públicos e privados sem cozinha, ou que não disponibilizam a cozinha aos peregrinos. Se sua intenção for cozinhar, pergunte antes. Há cidadezinhas tão pequenas cujos albergues não têm nem cozinha. Nesses casos, sempre haverá um restaurante com Menu do Peregrino. Mas se a sua ideia é aproveitar o tempo livre pra descansar ou passear, ou se você vai querer almoçar e jantar, tenha isso em mente na hora de fazer seu cálculo de gastos. No meu caso, como mencionei antes, só jantar diminuiu bastante o meu gasto diário.

Ah, e alguns albergues públicos oferecem jantar e café da manhã incluídos no valor. Geralmente são albergues por donativo, ou seja, você deixa o quanto quiser de dinheiro. Pense que você vai usufruir de toda a estrutura e ainda vai jantar e tomar café da manhã, e decida o valor que vale tudo isso. Esse dinheiro vai ajudar na compra dos ingredientes dessas refeições para os peregrinos que chegarem no dia seguinte. Por isso a sua contribuição importa, e muito!

Gosta de tomar uma cervejinha?

Uma cerveja na Espanha ou Portugal pode custar desde 1,50 euro (as pequenas) até 3,50 euros. Depende da cidade, do restaurante, se é do grifo (chopp) ou se é de garrafa. Duas cervejas já são quase o preço de um Menu do Peregrino. Com o vinho é igual (e aqui os vinhos são deliciosos), uma taça pode custar de 2 a 3,50 euros. Se for beber todos os dias, inclua esse item no seu cálculo 😉

Quanto custa fazer o caminho de Santiago: cerveja com os peregrinos

Pretende ficar um dia a mais em cidades grandes para descansar e conhecê-las?

Muita gente opta por fazer pausas em cidades como Pamplona, León, Burgos, Astorga, entre outras, para dar um descanso nos pés e pernas e fazer turismo. Não se pode ficar mais de uma noite em um albergue público, portanto você terá que ir a um albergue privado ou hotel. Mais um item para calcular o seu orçamento.

Gosta de se dar um mimo de vez em quando?

Hotel com piscina, um quarto com banheiro só pra você, massagem com um fisioterapeuta, um jantar em um ótimo restaurante, serviço de transporte de mochilas de uma cidade a outra… por que não? Afinal, não estamos no Caminho pagando penitência, e sim curtindo-o. Cada um faz a sua peregrinação como quiser, e mimar-se faz bem!

Dinheiro extra para imprevistos

Aqui entram as medicações que eventualmente você precise comprar na farmácia, e também Compeed, Bandaid, algum item que você não trouxe ao Caminho… caso precise fazer algum trecho em ônibus, táxi, algum alojamento de última hora e com preço mais caro… é bom ser precavido.

Como levar o dinheiro?

Traga uma parte do dinheiro em espécie e um cartão para ir sacando nos caixas automáticos nas cidades maiores. Assim você não fica carregando uma enorme quantidade de notas e fica mais tranquilo. Há cartões pré-pagos que não cobram comissão para saque, esses são os ideais, mas o seu cartão de crédito já é suficiente.

Leia também:

Quanto custa fazer o caminho de Santiago: conclusão

Dependendo de como você quer realizar a sua peregrinação, você vai precisar reservar mais ou menos dinheiro. Muitos peregrinos concordam que um cálculo geral seria 1 euro por quilômetro percorrido, em média. Para fechar essa conta, se uma etapa tem 25 quilômetros, você gastará 25 euros caso fique em um albergue público (6 euros), jante um Menu del Peregrino (12 euros) e tome um bom café da manhã (5 euros) com uma merendinha que pode ser fruta ou barra de cereal por exemplo (2 euros ou menos).

Qualquer coisa diferente disso pode sair mais barato (se você preparar o jantar, por exemplo) ou mais caro (caso você opte por almoçar E jantar, ou ficar em hotel, ou se tiver que comprar algo na farmácia – sem esquecer as cervejas e vinhos com os novos amigos peregrinos.

Por isso nunca nos arriscamos a fazer um cálculo exato quando nos fazem esse tipo de perguntas, porque é quase impossível! Mas com as situações que exemplifiquei acima espero ter ajudado a explicar de onde vêm os gastos no Caminho de Santiago e como você pode calcular esse item tão importante que é o orçamento da sua peregrinação.

Bom Caminho!

Confira nossas assessorias para ajudá-lo a planejar o seu Caminho!

Suzana

Suzana

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e vai como peregrina a Santiago de Compostela frequentemente. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.

Leave a Reply