Dicas encontro europeu de blogueiros brasileiros

Published on | by Suzana

0

Organizando o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Madrid

O Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros é a melhor oportunidade que os blogueiros que vivem na Europa têm para se conhecerem pessoalmente e aprender uns com os outros, desvirtualizar e ter novas ideias para melhorar seus blogs. A quinta edição do evento aconteceu em Madrid, na Espanha, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2018. Mas, como sempre acontece (e a gente adora!), tivemos atividades extras no dia 15 e também no dia 18 de novembro. 5 dias conhecendo Madrid e também os blogueiros dos países vizinhos.

O bacana da quinta edição foi que eu participei da organização, junto com as meninas do BLPM, nosso grupo de Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid. Depois te estar presente em 3 edições do evento (Porto em 2015, Berlim em 2016 e Paris em 2017), tinha muitas ideias de como montar um evento nos mesmos moldes aqui em Madrid e muita vontade de colocar a mão na massa.

Nunca tinha organizado um evento com essa proporção mas, como conheço bem a cidade, já que vivo aqui há 14 anos, sabia onde pedir apoio pra fazer o encontro acontecer. Somando isso aos contatos e sugestões das outras integrantes do BLPM, tínhamos a faca e o queijo nas mãos. Como éramos um grupo, somamos esforços e cada uma aportou aquilo que tinha mais experiência, além do tempo que cada uma podia disponibilizar pra ir a reuniões e apresentar propostas de parceria.

Missão: reunir os blogueiros que vivem na Europa

O carro chefe do evento são as palestras. Pra essa edição, decidimos perguntar aos próprios participantes se eles gostariam de ensinar algo de sua expertise, e nos surpreendemos com a quantidade de propostas! Finalmente, para não deixar o evento tão carregado, decidimos ter 4 palestras e uma atividade em grupo.

Como forma de agradecimento a essas pessoas que viriam transmitir os seus conhecimentos, conseguimos que eles fossem hospedados no Hostal Persal, que tem uma localização excelente. De lá dava até pra ir andando ao Palacio Cibeles, local do evento no sábado.

E, pela primeira vez em um EEBB, tivemos o apoio de 2 hostels: Far Home e 2060 Hostel & Market. Muitos participantes apoiaram a ideia da hospedagem compartilhada e, assim, conseguimos dar cama a um total de 27 participantes – mais da metade. Novembro é um mês considerado alta temporada em Madrid e por isso não pudemos fechar mais parcerias, mas ficamos bem contentes com o que conseguimos – e os participantes também! Podemos dizer que o networking já começou nesses quartos, e até na jacuzzi do 2060….

Tours

Como já foi dito anteriormente, quem chegou na cidade na quinta-feira já contava com um programa noturno: o tour dos Fantasmas de Madrid, oferecido pela Civitatis. Foi bem interessante conhecer as lendas de muitos edifícios da cidade, sobre tesouros enterrados, vozes ouvidas de noite, e muitas outras curiosidades. Aliás, quem quiser fazer esse tour com a Civitatis, que é parceira do blog, é só clicar aqui para ver a descrição dele e fazer a reserva. Recomendo!

Na sexta-feira, para não perder o ritmo, nossas BLPMers Juliana, Juli e Sandra ofereceram visitas guiadas no Museu de História de Madrid e no Museu do Romanticismo. São museus não tão conhecidos como os grandes Prado, Reina Sofia e Thyssen, mas que têm o seu encanto e muita história pra ensinar.

View this post on Instagram

Ainda faltam muitos museus pra eu conhecer em Madrid. Há alguns que nem imaginamos que existam, já que a maioria das pessoas que vem pra cá prioriza o trio Prado- Reina Sofia – Thyssen-Bornemisza. A visita guiada feita pela @sandrabrocksom do @Blpm Passeios, durante o #veebb , foi uma ótima oportunidade pra finamente conhecer o @museodelromanticismo . É uma casa que voltou no tempo, com aposentos maravilhosos e uma história mais interessante ainda. Fica bem no centro de Madrid, perto do metro Tribunal. Adorei! (Bem que a @guesttoguest podia propor pra eles criarem um perfil pra fazer intercâmbio de casas, né? 😉) . . #museodelromanticismo #museodelromanticismomadrid #blpm #eebbmadrid #wifiaway #guesttoguest #madridmola #madridgram #madridlovers #madridmemata #madridmemola #madridmeseduce #madridmeenamora #madridmeencanta #madridlife #madridcity #madridspain #igersmadrid #igersspain #igmadrid #instagramers #picoftheday #blpm #blogueirosmadrid #visitspain #turismo #instatravel #mustseemadrid #visitmadrid

A post shared by That Good Trip (@thatgoodtrip) on

No domingo elas ainda levaram os nossos visitantes e seus acompanhantes pra conhecer o centro de Madrid, a feira do Rastro e o Parque do Retiro. Saiba mais sobre esses tours guiados em Madrid aqui.

Bem vindos ao EEBB Madrid!

Depois de uma tarde cultural, chegou a tão esperada hora do Happy Hour de boas vindas, que aconteceu no Mercado de San Ildefonso e foi patrocinado pela empresa Hotmart. É o momento de reencontrar os antigos amigos e fazer novos enquanto vai provando as famosas tapas espanholas como a tortilha de batata, croquetas de jamón e outras coisinhas deliciosas.

View this post on Instagram

Ainda tem muito pra contar sobre o #eebbmadrid ! As boas vindas e abertura do evento foram no @mercadodesanildefonso , um espaço bem bacana que acolheu os participantes e seus acompanhantes. Esses reencontros de quem já se conheceu em eventos anteriores e os que vinham pela primeira vez ao #eebb são muito bacanas. E todas nós do @blpmadrid estávamos lá recebendo a todos com muita alegria 😍 📷: @allyouneedisphoto . . @blpmadrid @guesttoguest @hotmartofficial @visita_madrid @civitatis @hostalpersalmadrid @casapatas @hammamalandalus @wifiaway.es @orodecanava @chocosangines @msanildefonso @farhomehostels @2060hostelandmarket @cervezalavirgen @allyouneedisphoto @alehop_shop #veebb #blpm #mercadodesanildefonso #madridmola #madridgram #madridlovers #madridmemata #madridmemola #madridmeseduce #madridmeenamora #madridmeencanta #madridlife #madridcity #madridspain #igersmadrid #igersspain #igmadrid #instagramers #picoftheday #blpm #blogueirosmadrid #visitspain #turismo #instatravel #mustseemadrid #visitmadrid

A post shared by That Good Trip (@thatgoodtrip) on

Aproveitamos para entregar a todos os participantes o aparelho de wifi portátil da Wifi Away, super fácil de usar e que fez todo mundo economizar seus dados e postar adoidado nas redes sociais. Em cada aparelho dá pra conectar até 10 celulares ou tablets ou computadores, uma mão na roda quando você viaja.

View this post on Instagram

O nosso parceiro @wifiaway.es emprestou um aparelho de Wi-Fi portátil a todos os participantes do @eebbrasileiros em Madrid! E pudemos ver as vantagens de estar conectado 24 horas por dia, sem gastar nossos dados de 3G e com a vantagem de poder conectar até 10 celulares, tablets ou laptops a um único dispositivo. Eles são uma empresa espanhola muito simpática e prestativa. Achei uma solução bem pratica pra quem for viajar e precisa estar conectado todo o tempo, seja por trabalho ou seja pra publicar fotos lindas no IG 😉 usei e recomendo! . #wifiaway #madridmola #madridgram #madridlovers #madridmemata #madridmemola #madridmeseduce #madridmeenamora #madridmeencanta #madridlife #madridcity #madridspain #igersmadrid #igersspain #igmadrid #instagramers #picoftheday #blpm #blogueirosmadrid #visitspain #turismo #instatravel #mustseemadrid #visitmadrid

A post shared by That Good Trip (@thatgoodtrip) on

Palestras

Chegou o grande dia do evento, e lá estávamos nós para dar as boas vindas a todos, entregar os lindos crachás made by Fernando Gimenez – Design, que também fez a comunicação visual, banner e logo do evento.

View this post on Instagram

O @thatgoodtrip marcou presença no #veebb em #madrid – e desta vez também como organizadora junto com o @blpmadrid . Mais um EEBB e mais um crachá (muito lindo, by @fernandogimenezgil ) pra coleção. Que venham os próximos! 😍 . @blpmadrid @guesttoguest @hotmartofficial @visita_madrid @civitatis @hostalpersalmadrid @casapatas @hammamalandalus @wifiaway.es @orodecanava @chocosangines @msanildefonso @farhomehostels @2060hostelandmarket @cervezalavirgen @allyouneedisphoto @alehop_shop @eebbrasileiros #guesttoguest #fotografobrasileiroemmadri #allyouneedisphoto #churros #chocolateria #orodecanava #churrosconchocolate #chocosangines #banhoarabe #hammanalandalus #hamman #flamencomadrid #flamencoenvivo #casapatasflamencoenvivo #casapatas #lavirgen #sintrucosysinprisas #wifiaway

A post shared by That Good Trip (@thatgoodtrip) on

Na primeira palestra, a Gisele Almeida, do blog Viajar pela Europa, e da Juliana França, do Eu Ando Pelo Mundo, falaram de como trabalhar com marcas e fazer dinheiro com as redes sociais. Depois foi a vez da Fábia Fuzeti, do blog Estrangeira, dar ótimas dicas de como profissionalizar seu canal no Youtube. A Gabriela Albertoni, da empresa Enciende Marketing, falou sobre maneiras efetivas de usar Facebook Ads na estratégia do seu blog, e a Ana Paula Risson, do blog Ana de Amsterdam, falou sobre a estratégia de conteúdo: da comunicação à ação.

Ainda tivemos uma atividade em grupo sobre profissionalismo e ética, que colocou todo mundo pra discutir sobre as melhores práticas na hora de blogar.

Nosso patrocinador Hotmart falou sobre como ganhar dinheiro com infoprodutos digitais, e a Civitatis, que patrocinou nosso almoço, contou sobre o seu programa de afiliados, que é outra maneira de monetizar um blog.

Comidinhas

A Chocolateria San Ginés ofereceu o coffee break e todos se deliciaram com os churros com chocolate, uma tentação!

O almoço, oferecido pela Civitatis, foi do catering Delicias y Sueños, e tinha comida espanhola mas com sobremesa bem brasileira: mousse de maracujá! Sem esquecer do Guaraná, que acabou rapidinho 😉 Fizemos um grande picnic dentro do Palácio Cibeles!

Ainda tivemos degustação de azeites, oferecido pelo Oro de Cánava, algo bem espanhol e que não poderia ficar de fora. Cada participante ainda levou um vidro de azeite pra casa!

Regalos

Fomos muito mimados pelos nossos parceiros! A Ale Hop deu uma garrafinha de água, a Civitatis deu caderno e caneta, a Hotmart deu um bloquinho, a Madrid City Tour deu um ticket pra fazer um passeio pela cidade a bordo dos famosos ônibus vermelhos, a Cerveza La Virgem deu uma cerveja pra cada um e ainda o espaço do Happy Hour de fechamento no domingo à tarde. Sem contar os mimos do amigo secreto, que já virou tradição.

Entretenimento

O Flamenco é a arte nacional da Espanha. Mas não queríamos que nossos visitantes vissem apenas um show de flamenco e fim. Queríamos que eles sentissem na pele o que é esse baile, esse toque e esse cante. E a Casa Patas, um tablao flamenco muito tradicional na cidade, se uniu ao nosso desejo e preparou para os participantes do EEBB e seus familiares uma tarde muito gostosa de imersão ao Flamenco!

Primeiro tivemos um workshop, para o qual o grupo foi dividido em dois: metade foi aprender alguns passos e ritmo do flamenco…

… a outra metade foi aprender a tocar cajón! Depois invertemos os grupos. Foi muito divertido!

E depois todos descemos ao lugar do show de flamenco e tivemos um espetáculo só pra nós! Exclusivo. Nem preciso dizer que foi emocionante, porque já estávamos emocionados com tudo o que aprendemos antes. E ali pudemos ver que o Flamenco é algo ímpar, algo que arrepia a pele. Tanto que até uma mini-participante, a Giovana, filha da Fernanda do blog Viagens de Mãe soltou a voz quando os cantaores (que é como se chamam os cantores de flamenco) começaram a cantar… e todos rimos com ela, porque acho que a vontade de todo mundo era soltar a voz também e fazer parte do espetáculo, e como as crianças são puras e não têm vergonha…. ficamos todos com essa lembrança carinhosa de como fomos acolhidos e tratados por todo o pessoal do Casa Patas.

No domingo à tarde ainda tivemos um último encontro no bar da cerveja La Virgen, na rua Ponzano, onde pudemos degustar várias cervejas e tapas. Chovia e fazia frio, mas tomamos conta do bar e conversamos muito com os participantes, o que nos fez conhecer alguns deles mais a fundo e saber o que estavam achando do evento. E, com uma cerveja na mão, estavam todos contentes com aqueles dias cheios de atividades e ideias novas!

Mas ainda tínhamos preparado uma última surpresa pra quem ficou na cidade na segunda-feira! Chegou finalmente o momento de relaxar e descansar. Pra isso, o Hammam Al Andalus, um lugarzinho perdido no tempo bem no centro de Madrid, reservou o local só para os participantes do EEBB! Essas termas incluíam uma piscina quente, outra morna, uma geladíssima, além de sauna a vapor e uma massagem a cada um de nós! Era fechar os olhos e apenas respirar, deixar o corpo e a mente relaxar, e curtir.

E ainda pudemos escrever uma carta a nós mesmas, que eles iam enviar a cada um dentro de algumas semanas. Achei maravilhoso e curti muito a atividade!

Resumidamente, 9 meses de preparativos resultaram em um evento redondinho e com a nossa personalidade! Pessoalmente gostei muito de fazer parte da comissão organizadora e aprendi muito com cada uma das meninas do BLPM. Tive a exata noção de como é desafiador e trabalhoso organizar um evento, e tiro o chapéu para as anteriores organizadoras que fizeram tudo sozinhas (exceto em Berlim, que foi organizado entre 3 pessoas). Mas me senti muito feliz e satisfeita em por meu grão de areia para que esse encontro continue acontecendo, e que a blogosfera brasileira da Europa continue unida e mais forte a cada ano!

Blogueiros que participaram do #EEBBMadrid:

soldebarcelonaclaudiaswelt,viajotecaviajapediaanakruegerlondrespravocecontandodestinosviagemjovem7cantosdomundocontandodestinosmochiloueuandopelomundoholandesandoviagensdemaepassaportecompimentaligadoemviagemviajarpelaeuropadecafeporbarcelonadestinoprovencedestinomuniquedegusteseudestinooportoencantaquartodeviagemestrangeiravivabarcelonamichelletaodistanteemromabrunapraviagembrazukathenerdylands,grazieatepragaboemiamelissanaholandaanadeamsterdamviagem0800viajecomvivibonsventosmelevamzanzemosBLPMAqui se fala portuguêsEntretapasycanasRumo MadridMel a mil pelo mundo,  ManaiaaraujoThe get awayThat good trip.

Tags: ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com