Dicas porto-ribeira

Published on | by Suzana

12

Por que o Porto encanta? #IIEEBB

Já fui 5 vezes ao Porto e cada uma delas foi diferente. Por isso quando recebi o convite para participar do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros naquela cidade, lembrei que o Porto encanta e fui logo buscar vôos entre os dias 13 e 15 de novembro de 2015. A constatação de um dos bons motivos que sempre me levaram pra lá: 56 euros ida e volta, saindo de Madrid. Não tem nem o que pensar, né?

Passagem comprada, confirmei à queridíssima Rita Branco, organizadora do evento, a minha presença. E o que aconteceu nas semanas e meses seguintes foi muito bacana. Ela ia nos contando sobre as pessoas que iam participar também, os passeios que estavam na programação e, pouco a pouco, minha vontade de voltar à cidade ia crescendo, assim como a minha empolgação por estar prestes a encontrar mais de 40 blogueiros brasileiros que moram na Europa. Um encontro assim, de troca de experiências e de conhecer mais a fundo uma cidade europeia, sempre deixa boas e felizes lembranças na volta pra casa. O apoio que tivemos da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal foi excelente.

Eu já tinha estado no Porto em agosto desse ano para percorrer o Caminho Português da Costa, que me levou da Catedral da Sé até a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, em 12 dias. Revi por onde passei e meu deu uma sensação bem gostosa lembrar da minha caminhada, sozinha, de mochila nas costas e de praia em praia.

porto-caminho-portugues-da-costa

Mas dessa vez, na companhia da excelente Marisa, que é guia oficial de turismo da cidade (e nos falou o tempo todo com um ótimo sotaque brasileiro, pra não haver desentendimentos hehe), tive novas experiências e conheci outros lugares na companhia de todos. E consegui resumir em 10 os motivos que emocionam os visitantes que vão ao Porto.

Afinal, por que o Porto encanta?

Porque os portugueses são muito “giros”. Eles são simpáticos, sorridentes, amigáveis (incluindo os gentis garçons), querem te ensinar coisas a todo instante e fazê-lo se sentir em casa 🙂

porto-lusiadas

Porque há infinitos azulejos por todos os lados, nas igrejas, nas estações de trem, nas fachadas das casas. Todos com ilustrações que contam a história do país, ou apenas desenhos incríveis. Não dá pra não ficar parado admirando tudo aquilo. A foto a seguir é do interior da catedral da Sé.

porto-catedral-se

Porque as vistas de cada margem do rio Douro são lindas! Na região da Ribeira você tem a sensação de estar vendo a materialização de um joguinho de madeira que muita gente teve quando era criança, que você ia montando as peças até formar uma cidade. Acho que se inspiraram no Porto pra confeccioná-lo 😉

porto-ribeira-2

Porque os barcos de madeira ancorados em Vila Nova de Gaia são um convite a cruzar a ponte Don Luís I para vê-los de perto e de quebra ir provar a bebida nacional numa das muitas “caves” de vinho do Porto espalhadas por lá.

porto-barcos-vila-nova-de-gaia

Porque você também tem a opção de fazer um passeio de barco e ter outra visão de tudo que até agora você só viu de cima.

porto-barco-douro

Porque o mundo sempre é mais feliz e colorido depois que você come pastéis de nata (sim, no plural, porque comer um só, além de ser pouco, é impossível).

porto-pastel-nata

Porque há uma ciclovia de ponta a ponta da costa, que é um convite a disfrutar o vento no rosto e as lindas vistas. Nosso passeio foi do Castelo do Queijo até o Farol de São Miguel e terminou num food truck de (adivinha!) pastéis de nata e chás deliciosos.

porto-bicicletas

Porque você pode voltar no tempo e usar o “elétrico”, o que nós chamamos de bondinho. O motorista vai acelerando e freando e é incrível ser testemunha de que aquele tipo de transporte ainda funciona (agora só para turistas), sem contar nas vistas e na tranquilidade do passeio.

porto-eletrico

Porque você pode comer peixes e frutos do mar frescos e cheios de sabor, como os que provamos durante os três dias que estivemos na cidade. Os restaurantes no Porto e lugares onde estivemos eu vou citar em outro post exclusivo só pra falar da parte de descobertas gastronômicas (e outras) dessa viagem.

porto-percebes

Porque você vai conhecer a tradição dos trajes de universidade que os alunos a partir do segundo ano usam em ocasiões especiais. Muitos deles fazem parte das “tunas”, grupos formados por alunos do mesmo curso que tocam, cantam e se apresentam em eventos, na rua e onde você menos esperar, como aconteceu no nosso último dia.

porto-tuna

E aqui um video de como foi a apresentação da Tuna da Faculdade de Medicina:

Aguardem os próximos posts sobre o encontro e as dicas do Porto! É só seguir as hashtags #IIEEBB, #followporto e #visitporto no Facebook, Instagram e Twitter!

Esse fim de semana no Porto teve a excelente companhia dos blogueiros dos seguintes blogs:

Sol de Barcelona, Milão nas Mãos, Agenda Berlim, Almost Locals, Barcelona Emociona, Brasileiros Mundo Afora, Chicken or Pasta, Direto de Paris, Travel with Pedro, Viajoteca, De Café por Barcelona, Esto es Madrid Madrid, No Mundo da Paula, Rumo a Madrid, Turismo em Roma, Carta sem Portador, Brazuka, Vivi em Madrid, Eu ando pelo mundo, O mundo que eu vi, Handmade by Savanna, Ká entre nós, Londres com crianças, Viajar pela Europa, 360 Meridianos, Cultuga, Trend Tips, Eurodicas, Cantinho da Irina, O Porto Encanta, Ducs Amsterdam, Aprendiz de Viajante, Creativelena, Viaje Comigo, Pinstagram Guy

Tags: , , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



12 Responses to Por que o Porto encanta? #IIEEBB

  1. Adorei o relato, Suzana 🙂
    Cada ida ao Porto a gente leva mesmo um sentimento novo para a casa, né? Há muito para se descobrir!
    Um grande beijo

  2. Rita Branco says:

    Que lindo Susana! Adorei! Volta sempre! Agora, já sabes que eu estou aqui 🙂
    beijos!!

  3. Lindas fotos! 5 x Porto? Um sonho. Te aguardamos em Berlim, beijos.

  4. Ótimo relato, ótimas fotos e muita saudade. Adorei te conhecer. Até o próximo encontro.

    beijo

  5. Luli says:

    O Porto encanta por esses e muitos outros motivos, mas nessa viagem o que encantou mesmo foi conhecer todos os bloggers! 😉
    Bjsss

  6. Seu post me deixou com vontade! Assim que der vou ao Porto. Já estou planejando os passeis e pensando nas comidas… ehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com