Portugal porto-fim-de-semana

Published on | by Suzana

0

Um fim de semana perfeito no Porto

Quando a gente visita uma cidade pela quinta vez temos muitas expectativas. Isso mesmo, eu estava voltando ao Porto pela quinta vez (e segunda no mesmo ano, já que em agosto de 2015 eu fui pra lá pra fazer o Caminho Português da Costa, um dos trechos do Caminho de Santiago que passa por Portugal). Morar em um país vizinho (eu moro em Madrid) tem essas vantagens e devemos aproveitá-las. Afinal, sempre se pode encontrar uma promoção nessa “ponte aérea” e ir de vez em quando passar um fim de semana no Porto.

fim-de-semana-porto-portugal-11

Na verdade, ao repetir um destino, pensamos que já conhecemos tudo e que só vamos voltar ao que nos causou a melhor impressão – que atire a primeira pedra quem nunca pensou assim! Mas depois de voltar ao Porto no final de 2015, a sensação que me deu é que todo mundo deveria ir lá e conhecer todos esses novos e incríveis lugares que eu conheci. Eu acho fantástico redescobrir algumas cidades e fazer a mesma coisa só que de maneira diferente, fazendo outros passeios e comendo em outros restaurantes, o que torna aquela visita única, como se estivesse pisando na cidade pela primeira vez.

Confira a seguir um roteiro bacana pra passar um fim de semana perfeito no Porto! Eu garanto que você vai se surpreender e voltar pra casa sabendo que não será a sua última visita…eu, pelo menos, tenho certeza disso 😉

Sexta-feira

Dia livre na chegada à cidade. Se chegar de manhã, descanse um pouco e vá almoçar na Casa Aleixo, um lugar pequenino que lota rápido, por isso convém fazer reserva. Pedimos o prato mais tradicional da casa, arroz com filetes de polvo, que estava divino. Se ainda tiver apetite, peça um Bacalhau à Braga como segundo prato. O lugar é antigo e bem conservado, e dá pra ver o preparo dos pratos, fresquíssimos.

fim-de-semana-porto-portugal-1

Depois, com a tarde livre, escolha uma área da cidade pra fazer uma caminhada tranquila. Uma sugestão é ir até a estação de metrô Trindade e ir descendo a Avenida dos Aliados, passando pela Câmara Municipal do Porto até a Praça da Liberdade, depois visitar a maravilhosa Estação São Bento e seus murais de azulejos, e terminar na Catedral da Sé. Pode-se ir além, dependendo da energia, mas convém descansar um pouco antes de encarar os trabalhos noturnos.

fim-de-semana-porto-portugal-2

À noite, um bom lugar pra continuar se deliciando com a culinária portuguesa é o restaurante Os Lusíadas, em Matosinhos, especializado em peixes e mariscos de qualidade superior. O serviço é excelente e você tem uma infinidade de itens no cardápio para escolher.

fim-de-semana-porto-portugal-10

Sábado

Depois de uma sexta-feira movimentada, acorde tranquilamente e tome o “pequeno-almoço” (café-da-manhã em português de Portugal) no hotel. Não deixe de provar os pastéis de nata, é impossível comer um só.

Use o restante da manhã para conhecer a Casa da Música, que fica perto do metro de mesmo nome. O local é a principal sala de concertos da cidade, e tem um formato bem moderno idealizado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas. Os espaços internos são coloridos, com tetos assimétricos e lindas vistas da cidade. Há visitas guiadas em português e inglês.

fim-de-semana-no-porto-12

Dali, vá até o rio Douro e conheça a Ponte Dom Luís I e suas maravilhosas vistas. O restaurante que sugiro esse dia, o Fish Fixe, fica bem na frente desse ícone da cidade, assim você poderá provar deliciosos bolinhos de bacalhau (entre outros itens de frutos do mar e também embutidos) enquanto continua contemplando a paisagem. Fixe, em português de Portugal, quer dizer legal, bacana, genial. Nome perfeito para o local da experiência gastronômica do dia.

fim-de-semana-porto-portugal-3

Aproveite o que sobrar da tarde para caminhar pelo Cais da Ribeira e ir subindo pelas ruelinhas até chegar à Torre dos Clérigos e à Livraria Lello, na Rua Carmelitas, que está entre as três mais belas do mundo. J.K. Rowling, a autora de Harry Potter, se inspirou nela e nos trajes dos universitários da cidade para criar várias passagens, personagens e locais nos seus livros.

fim-de-semana-porto-portugal-4

Para fechar o dia, jante no Tascö, uma taberna típica portuguesa na Rua do Almada. O nome faz alusão às tascas (ou tascos), que é como são chamados esses restaurantes tradicionais em Portugal.

Domingo

Depois de um bom pequeno-almoço, guarde suas energias para uma manhã de domingo movimentada! A sugestão é alugar bicicletas e ir da região da Foz do Porto até o Passeio Alegre, acompanhando as belas vistas do mar, as ondas, o farol e as pessoas correndo ao lado da ciclovia. Se o tempo estiver bom, é uma maneira perfeita de começar o domingo. A empresa Fold n’ Visit, além de alugar as bicicletas, oferece também outras opções de tours pela cidade. Recomendo!

fim-de-semana-porto-portugal-6

Depois, uma boa pedida é passear de “eléctrico” (o que chamamos de bondinho) e ver que ele continua intacto desde 1872, ano em que se inaugurou esse tipo de transporte na cidade. Você pode escolher entre 3 linhas diferentes e conhecer por dentro esses carros totalmente reformados. Toda a informação sobre os horários do Porto Tram City Tour você encontra nesse site.

fim-de-semana-porto-portugal-7

Se o tempo permitir, continue a explorar a cidade de outros ângulos e faça um cruzeiro pelas pontes rio Douro para ver a cidade de uma outra perspectiva. A empresa Douro Azul tem barcos confortáveis e com áudio-guia que explica todo o trajeto. Sem contar que é bem relaxante deslizar sobre o rio enquanto a cidade vai passando por nós.

fim-de-semana-porto-portugal-8

A essas alturas você já deve estar com bastante apetite para a seguinte parada que é em Vila Nova de Gaia, na outra margem do rio, lugar de visita obrigatória para conhecer as Caves de Vinho do Porto Taylor’s. Além de provar os riquíssimos vinhos, faça a visita guiada ao lugar onde eles são produzidos e embarricados para descansar, com pouca luz e temperatura amena para, assim, adquirir o aroma e sabor característico único. Quem não gosta de um bom vinho do Porto, né? Você pode aproveitar e almoçar ali mesmo, no Restaurante Barão Fladgate, que, além de servir o melhor da culinária tradicional local, tem uma vista de tirar o fôlego da ponte Don Luís I, mas dessa vez da outra margem. Outro local com uma bela vista é a propriedade que está ao lado, o The Yeatman Hotel, que proporciona uma hospedagem de luxo rodeada pelas antigas caves da cidade.

fim-de-semana-porto-portugal-9

Esse roteiro foi testado (e aprovado) no II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, com a organização da Rita Branco, do blog O Porto Encanta, e o apoio fantástico do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Cabe direitinho se a sua agenda apertada não contemplar mais dias na cidade 😉

Tags: , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com