Eslováquia Bratislava em 2 dias

Published on | by Suzana

3

Bratislava em 2 dias

A Eslováquia é um país pequeno. Sua área equivale a 1/3 do tamanho da Inglaterra e não é o país mais visitado da Europa. Por isso mesmo é interessante conhecer a sua capital, principalmente se você está viajando por ali perto. Dá pra ver Bratislava em 2 dias. A cidade fica a uma hora de Vienna e a 3 horas de Budapeste e, se você correr, dá até pra visitar em um dia. Sem pressa, um fim de semana prolongado, como foi o meu caso, vai bem.

Bratislava em 2 dias

Eu aproveitei os recentes novos vôos abertos pela Ryanair, a companhia de low cost que faz a alegria dos que moram na Europa, pra passear por aqueles lados. Bratislava faz parte da União Européia desde 2004, tem 400 mil habitantes, muitos traços fortes do comunismo (como os edifícios coloridos iguaizinhos uns aos outros, onde mora uma amiga e onde eu fiquei hospedada) e é bem charmosa, principalmente quando o tempo ajuda.

Achei engraçado ver tantas casas de empenho por todos os lados vendendo nas vitrines aquilo que os donos não foram resgatar – era tudo porcelana chinesa de péssimo gosto, como é que eles empenham essas quinquilharias e as lojas ainda aceitam? Também achei bacana os estudantes que fazem murais em cartolina (ou materiais mais avançados) com as fotos do perfil de cada um da turma quando estão prestes a se formar. Esses cartazes são colocados nas vitrines das lojas pra todo mundo “conhecer” os formandos. Tanto em Bratislava como nas cidades menores dá pra ver e se divertir com esse costume.

Bratislava em 2 dias

Já no meu primeiro dia no centro eu fui fazer a foto na estátua de bronze mais fotografada da cidade, o The Watcher (o observador). Só que pra sair bem na foto você tem que deitar no chão e abraçá-lo, senão não tem graça 😉 Em cima, uma placa onde se lê “Men at Work” (homens trabalhando). O lugar fica numa esquina no meio do centro histórico e é um hit.

Bratislava em 2 dias

Como o avião saiu muito cedo de Madrid, nesse primeiro dia eu fui de leve e descansei bastante, o que foi bom porque estava nublado e frio. Já no dia seguinte o tempo melhorou e fui de carro com minha amiga, marido, irmã e filha conhecer os arredores dali.

A primeira parada foi no cemitério da segunda guerra mundial, um lugar chamado Slavin. Tem várias lápides pequenas com os nomes dos soldados soviéticos que morreram em 1945 e um enorme obelisco com uma estátua de um combatente segurando uma bandeira, mas o mais bonito dali são as vistas da cidade.

Bratislava em 2 dias

Dali fomos ao famoso castelo de Devín, que fica a 9 Km a oeste da cidade. O lugar é à beira do enorme rio Danúbio, com muita natureza e área pra caminhar, andar de bicicleta e levar os filhos e cachorros pra passear. Subi pra conhecer o castelo e, por sorte, era dia especial dos museus. A entrada saiu pela metade do preço (2 euros) e todos os outros museus que eu quisesse conhecer naquele dia sairiam de graça! Adoro essa sorte de (eterna) principiante 😉

Bratislava em 2 dias

O castelo está em ruínas mas dá pra ver algumas partes dele a céu aberto e uma torre de observação bem pequena que, não sei como, ainda está de pé bem na frente do rio. O cenário é bem bonito e especial, gostei bastante e recomendo a visita.

Bratislava em 2 dias

Nesse dia meus amigos tinham outros compromissos então aproveitei para ir ao centro à tarde e fui conhecer o castelo de Bratislava.  Ele é lindo por dentro, com salões ornamentados e quadros contanto a história da região e do comunismo, e uma vista de tirar o fôlego.

Bratislava em 2 dias

Depois fui descendo a rua, passei em frente da Catedral de St. Martin que, em vez de uma cruz, tem uma coroa no topo, e fui até o Michael’s Gate ver a vista da praça central da cidade e o castelo ao longe, com as primeiras luzes acesas. Todos os bares têm mesas na rua e estavam lotados de gente, um ambiente muito gostoso.

Bratislava em 2 dias

E como ainda tinha um dia a mais, decidimos fazer programa de mulherzinha: uma tarde em um spa na cidade vizinha de Senec. A cidade em si estava vazia, mas acho que era porque estavam todos dentro do tal parque aquático e spa. Piscinas com jatos que faziam massagem, jacuzzis, tobogãs internos e externos, e um centro de wellness com saunas de todos os tipos, piscinas de água gelada e mais jacuzzis ao ar livre. E na volta ainda passeamos pelo lago da cidade para curtir a recém moleza adquirida nas horas que passamos no spa.

Bratislava em 2 dias

Curti Bratislava. A Europa tem muitas jóias escondidas e essa é uma delas.

 

Tags: , , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



3 Responses to Bratislava em 2 dias

  1. Pingback: Minha bucket list

  2. Marcus Moitas says:

    Ola agradeço as dicas!
    Amanha irei a bratislava saindo de Budapeste de trem!

    Bjs
    Marcus Moitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com