DicasEspanha

Dia dos Namorados na Espanha

By fevereiro 5th, 2020 2 Comentários
Dia dos namorados na Espanha

O Dia dos Namorados na Espanha, diferente do Brasil, é celebrado no dia 14 de fevereiro. Essa data também é celebrada em vários países do mundo. E você sabe a história por detrás da escolha dessa data?

No século III o Império Romano estava envolvido em muitas guerras que necessitavam jovens combatentes entre os seus soldados. Foi então que o imperador Claudio II decidiu proibir o casamento entre os jovens, que não queriam abandonar suas noivas e namoradas pra se arriscar no campo de batalha.

Mas o bispo São Valentim, que não estava de acordo com a proibição, decidiu continuar casando os jovens em segredo. O imperador descobriu e o bispo foi preso e condenado à morte. Ele foi declarado santo e mártir e se transformou no símbolo do amor e padroeiro dos namorados. Por isso o dia dos namorados também ficou conhecido como Dia de São Valentim.

No Brasil a data é celebrada no dia 12 de junho, antes do dia de Santo Antônio – o Santo casamenteiro – comemorado no dia 13. Sabe-se que é uma boa jogada de marketing e que aquece as vendas naquele mês, já que tanto no Brasil como na Europa e Estados Unidos há troca de presentes, flores, jantar romântico e o que a sua imaginação permitir.

Mas o que venho propor aqui para você curtir o Dia dos Namorados na Espanha (e em algum outro país perto daqui) é uma viagem romântica! Um fim de semana inteiro dedicado a mimar e ser mimado, a curtir novas experiências com seu amor, afinal é isso que a gente vai lembrar pra sempre… tanto é verdade que foi uma delícia escolher os lugares que proponho nesse post.

Onde curtir o Dia dos Namorados na Espanha

Abánades, Guadalajara

Hotel Rural Los Ánades em Abánades

Essa é uma cidadezinha nada conhecida mas que tem um hotel rural lindo chamado Los Ánades. Na verdade, a cidade em si não tem atrativos, mas isso se converteu em tudo o que precisávamos: não ter planos. Na primeira noite jantamos no hotel, e no dia seguinte emprestamos bicicletas e fomos dar uma volta pelo campo em uma das rotas que eles recomendam. À tarde fomos conhecer outras cidades na vizinhança como Medinaceli, o mirante La Pelegrina, Sigüenza e Atienza. E para fechar o fim de semana de relax, reservamos nossos 90 minutos do spa do hotel que é exclusivo para o casal, ou seja, você não divide o espaço com ninguém mais. Tem jacuzzi, sauna e a iluminação é com velas. Um dia de São Valentim com tudo o que você merece! Não deixe de ler nosso post sobre esse fim de semana romântico.

Reserve aqui o Hotel Rural Los Ánades

Pastrana, Guadalajara

Dia dos Namorados na Espanha: As jacuzzis do spa em Pastrana

Jacuzzis. Crédito: sparural.com

Já deu pra perceber que essa região da Espanha, Guadalajara, é a minha favorita, né? Fica relativamente perto de Madrid (100 Km) e tem muitas atrações. Não sei se você já ouviu falar da Princesa de Éboli, que usava um tapa-olho e viveu muitos anos presa em uma torre do Palácio Ducal, onde só tinha acesso a uma varanda com grades uma hora ao dia? E da Santa Teresa de Jesus, muito conhecida pelos espanhóis? Como se vê, há bastante que ver e aprender em Pastrana em um fim de semana. Mas o grande motivo por termos escolhido Pastrana (onde você também poderá passar o Dia dos Namorados na Espanha) foi o Spa Rural da cidade. E qual a diferença desse spa para outros? O tempo. Eram duas horas e meia para usufruir da jacuzzi e piscina com cascatas, exfoliação corporal a base de uvas, Hammam com óleos essenciais da Alcarria, massagem corporal de meia hora e uma sala de relax com chá e chocolates. Como era feriado, éramos 4 casais na jacuzzi, mas depois estávamos só nós dois. E sem correria nem stress. As atendentes nos diziam o momento de ir à seguinte parte do programa. Nosso hotel, segundo uma placa que tem em frente, inspirou o pintor Velásquez a criar seu famoso quadro Las Hilanderas, que está no Museo do Prado em Madrid.

Clique para reservar o Hostal Rural Los Telares

Reserve o Spa aqui

Ciudad Rodrigo, Salamanca

Dia dos Namorados na Espanha: Entrada do Parador de Ciudad Rodrigo

Esta cidade, declarada Conjunto Histórico Artístico, fica na província de Salamanca e aqui você tem a possibilidade de passar o dia dos Namorados na Espanha, e ainda ser hospedado em um castelo! Se trata de um Parador, que é uma rede de hotéis que estão em edifícios históricos como antigos monastérios, palácios e castelos, ou em centros urbanos, ou no meio da natureza. Nos hospedamos no Parador de Ciudad Rodrigo, que pertenceu a Enrique II de Trastámara, e passamos o fim de semana entre armaduras, torres com vistas à cidade e grandes salões em estilo medieval. Ainda posso sentir os sabores regionais que provamos no jantar e no café da manhã, e a cidade, toda cercada por uma muralha medieval, é uma graça: pequena e bem fácil de conhecer.

Faça sua reserva no Parador de Ciudad Rodrigo aqui.

Leia também: Hammam em Madrid

Dia de São Valentim nos países vizinhos

Allauch, França

dormir em um hotel bolha na França

Fomos a essa cidadezinha, que fica perto de Marsella, no sul da França, exclusivamente para ter uma experiência digna de uma celebração dos meus 40 anos: dormir em um hotel-bolha completamente transparente. Sim, eu sei, poderia ter escolhido um hotel 5 estrelas com champanhe e essas coisas para a ocasião, mas esse hotel com um milhão de estrelas (já que o teto era transparente) estava na minha lista e foi uma excelente escolha! A cama era súper confortável e tinha aquecimento tanto no colchão como no ambiente (era março e ainda fazia frio). As 6 bolhas são separadas umas das outras por muitas árvores e você não vê os vizinhos. Apagar o abajour e dormir vendo aquele céu repleto de estrelas, e depois acordar com o nascer do sol… foi inesquecível! Veja aqui como foi a nossa experiência.

Conheça e reserve o hotel-bolha aqui.

Chef Chaouen, Marrocos

como ir de fez a chefchaouen

A cidade azul do Marrocos foi, coincidentemente, escolhida pra passar outro dos meus aniversários (eu já falei que ultimamente tenho escolhido viajar pra comemorar a data?). Mas nada impede que você passe o Dia dos Namorados (ou dia de São Valentim) nesse lindo lugar. Escolhemos, com dicas de outros blogueiros de viagem, um hotel super bem decorado, que no momento que você entra já te oferecem chá moruno (aquele com folhas de hortelã) e dizem que te trazem chá 24 horas por dia – basta pedir. E ao entrar no quarto você simplesmente é transportado a um mundo árabe cheio de cores e formas e luzes que vão te acompanhar por todo o fim de semana. Sem contar que a cidade é uma graça, fotogênica, com muitos lugares pra visitar e restaurantes deliciosos! E está tão perto da Espanha que dá pra escolher como ir, dependendo do tempo disponível: avião, carro + ferry, ônibus… Leia sobre a nossa aventura azul nesse post

Clique aqui e reserve o hotel que adoramos e recomendamos

Você já tem planos para passar o Dia dos Namorados na Espanha? Conta pra gente nos comentários!

Suzana

Suzana

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e vai como peregrina a Santiago de Compostela frequentemente. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.

2 Comentários

  • Fabiana Vilela disse:

    Simplesmente fantástico. Gratidãooooooooooooooo por compartilhar tantas preciosidades turísticas. Sou sua fã!!!

    • Suzana disse:

      Obrigada Fabiana! Há tantos lugares lindos no mundo né? E nós merecemos conhecê-los e disfrutá-los ;)Tem algum cantinho o Brasil que você goste bastante, pra ir em uma ocasião especial? Um abraço grande!

Leave a Reply