Alemanha Oktoberfest Munique Alemanha

Published on | by Suzana

4

10 dicas para aproveitar a Oktoberfest de Munique, na Alemanha

No final de setembro acontece uma das festas mais vibrantes que já fui na vida: a Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Fiz uma seleção de 10 dicas para você aproveitar tudo o que a Oktoberfest tem a oferecer. Ein Prosit!

1) Agende-se!

A festa, apesar do nome Oktoberfest sugerir outra coisa, começa em setembro e termina no primeiro domingo de outubro em Munique, na Alemanha. Essa tradição acontece desde 1810, ano no qual o príncipe Ludwig da Bavária se casou com a princesa Therese e ofereceram uma grande comemoração. Nos anos seguintes, só não houve a celebração nos casos de guerra ou doença. A festa ultimamente começa em setembro porque está menos frio e chove menos na região e, assim, as pessoas podem aproveitar mais.

Oktoberfest Munique Alemanha

2) Não precisa reservar mesa

Para conseguir uma, já que você não poderá pedir bebida se não estiver em uma mesa, basta chegar cedo às tendas. Elas normalmente abrem às 9 horas da manhã (às 10 durante a semana) e às 11 horas já estão lotadas (no fim de semana antes ainda). Se quiser reservar, é preciso ter um grupo de, no mínimo, 10 pessoas, que pagarão em torno de 40 euros cada, com alguma consumação incluída. Reservei com amigos uma mesa da Hofbräu e nos colocaram muito longe de tudo, lá no fundão. Nós ficamos um pouco ali, almoçamos e fomos pro centro da tenda, onde havia mesas altas ainda livres. Ficamos o resto da festa ali, no meio da galera, e foi ótimo.

Oktoberfest Munique Alemanha

3) Ir a caráter é opcional

Para estar de corpo e alma no espírito da festa, as mulheres geralmente vão com o vestido tradicional que se chama Dirndl, e os homens com uma bermuda e suspensórios de couro que se chama Lederhosen. Claro que tudo isso custa bastante dinheiro, ainda mais se for comprado em cima da hora. Se não quiser investir nisso (e preferir guardar pras cervejas), vale improvisar com uma camisa quadriculada, de preferência vermelha e branca, ou como você quiser. Os estrangeiros aproveitam pra usar a camisa do seu país e, assim, serem reconhecidos. Eu usei uma fantasia de Carnaval de chapeuzinho vermelho que, tirando a capa, fica muito parecida a um Dirndl 😉

Oktoberfest Munique Alemanha

4) O local

A festa, diferente do que normalmente imaginamos ao se tratar de um evento desse porte, acontece bem no centro de Munique. O parque chama-se Theresienwiese, em homenagem à princesa que se casou há mais de 200 anos, e o metrô, que te deixa na porta, chama-se Theresienhöhe. A estrutura é a de um parque de diversões com tudo o que tem direito (roda gigante, trem fantasma, montanha-russa) mais as barracas gigantes das cervejarias. Para entrar no parque não se paga nada e, para entrar nas tendas, tampouco. Tanto que, no nosso dia livre (veja o último item dessa lista), entramos em algumas delas para ver como eram e presenciamos o que íamos passar no dia seguinte, nosso dia.

Oktoberfest Munique Alemanha

5) A cerveja

Toda a cerveja tomada na festa é produzida especialmente para a Oktoberfest. São 14 tendas grandes para você escolher – e escolha bem, pois vai passar o dia inteiro lá. Cada uma tem capacidade aproximada para 5 mil pessoas e, além dessas principais, há outras 23 menores, pra 200 pessoas cada. Cada caneco de cerveja, de 1 litro, custa em média 10 euros. As garçonetes, que também vestem o Dirndl, trazem os canecos à mesa, geralmente vários em ambas mãos, e temos que pagar na hora a elas. As seis cervejarias de Munique que participam da festa devem passar pelo controle das leis de pureza, o chamado Reinheitsgebot. São elas: Augustiner, Hofbräu, Paulaner, Hacker Pschorr, Löwenbräu e Spaten.

Oktoberfest Munique Alemanha

6) Comidas

Mas nem tudo é apenas bebida! Nas tendas você pode (e deve) provar os pratos típicos locais que são as salsichas (de várias cores e tipos), carne de porco, batatas, chucrute e, de aperitivo ou sobremesa, um pretzel gigante. Mas a festa é tão democrática que até quem não come carne vermelha tem uma tenda especial: a Fisher Vroni é pra quem prefere peixe. Já na Ochsenbraterei, a especialidade é o boi. E pra quem não é lá tão chegado a cerveja, no meio da festa há um oásis: a tenda Weinzelt tem uma carta com 14 diferentes tipos de vinho, além de espumantes e champanhe.

Oktoberfest Munique Alemanha

7) Os banheiros

Há um quesito que me surpreendeu na Oktoberfest: os banheiros. Há vários deles, muitos mesmo, tanto que nunca havia fila pra utilizá-los e estavam sempre limpos e impolutos, com papel a noite toda. Eu não sei vocês, mas eu, tomando essa quantidade assustadora de cerveja, preciso ter um banheiro ao lado. E lá na minha tenda da Hofbräu havia. Eu comparei a festa com uma espécie de Carnaval de Salvador, só que mais organizado. Me senti em casa de verdade. Esses alemães sabem organizar uma festa multitudinária impecável em todos os sentidos.

Oktoberfest Munique Alemanha

8) Hospedagem

Reserve sua hospedagem com muita antecedência, mas muita mesmo. Quanto mais perto do parque Theresienwiese, mais caro é o quarto, como já era de se esperar. Mas lembre-se que a festa termina às 23h30, ou seja, a essa hora ainda há metrô pra todas essas pessoas poderem voltar às suas casas, não importa onde fiquem. Então eu diria que é suficiente encontrar um hotel, albergue, couchsurfing ou casa do AirBnB perto de um metrô. Veja aqui opções de hospedagem em Munique para a Oktoberfest ou para qualquer época do ano.

Oktoberfest Munique Alemanha

9) Pendure um coração no pescoço

Uma coisa que me chamou a atenção logo no meu primeiro dia na cidade foram os biscoitos de gengibre em forma de coração decorados, os chamados Lebkuchenherz. Cada um traz uma mensagem que pode ser de amor, de amizade, alguma piadinha e, na maioria das vezes, frases que só quem fala alemão entende. Todo mundo tinha um coração e eu comprei o meu no centro da cidade – mas no parque tem aos montes, se a sua ansiedade aguentar esperar. Achei muito fofo este detalhe e, depois da festa, trouxe-o de presente pra casa, de lembrança.

Lebkuchenherz Oktoberfest Munique Alemanha

10) Reserve um dia para a ressaca

É normal que as pessoas venham a Munique e queiram participar ao máximo da festa, porque ela é tão vibrante, tão alegre e tão divertida que você já sai de lá fazendo planos pra voltar no ano seguinte. Eu e meu grupo de amigos que conhecia de Madrid – um mexicano, uma alemã, uma chilena, uma espanhola e outro um brasileiro – fomos no sábado à noite na inauguração da festa na cervejaria Lowenbräu, fora do parque. As 6 horas que passamos ali foram suficientes para deixar-nos quase destruídos – e ainda nem tínhamos ido ao local oficial da festa ainda. Tivemos o domingo inteiro pra descansar, recobrar forças e estar com energia para a segunda-feira, que foi o dia que escolhemos para curtir a Oktoberfest sem stress. Há menos gente nos dias de semana e essa foi a nossa tática. Meu conselho é: se puder, vá um fim de semana prolongado e deixe um dia de descanso pra passear no parque Englischer Garten e descansar entre um dia de bebedeira e outro. Só encare dois dias seguidos se você conseguir se recuperar em tempo record. Éramos um grupo na faixa dos 30 e poucos anos que já perdeu essa capacidade faz tempo 😛

Oktoberfest Munique Alemanha

Ein Prosit!

A Oktoberfest de Munique esse ano acontece de 16 de setembro a 3 de outubro. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da festa.

Tags: , , , , , , , , , , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



4 Responses to 10 dicas para aproveitar a Oktoberfest de Munique, na Alemanha

  1. Pingback: Minha bucket list

  2. Silvia says:

    Octoberfest é tudo de bom! Ano passado fui conhecer a festa do Brasil mesmo, viajando de Azul, é incrível! Fico só imaginando como deve ser a de Munique, muito top! Um dia vou conhecer!!

  3. Nossa! Que legal! Já fui na de Blumenau e na de Madrid, ano que vem espero poder ir na original, na Oktoberfest de Munique!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com