Buen Camino

O que fazer em Santiago de Compostela: 10 passeios

By novembro 22nd, 2019 No Comments
O que fazer em Santiago de Compostela: visitar a catedral

Depois de tantos dias caminhando, falando com gente de todo o mundo, tendo insights maravilhosos sobre a nossa vida e conhecendo várias cidadezinhas da Espanha e de outros países como Portugal e França, chega o grande momento de ouvir as gaitas de fole e curtir a chegada triunfal à Praça do Obradoiro. Mas é preciso descobrir o que fazer em Santiago de Compostela também, já que não vale a pena chegar a uma cidade tão imponente e só passar o dia na fila para pegar o diploma em latim, a Compostela, e na fila pra abraçar a estátua do Apóstolo Santiago na catedral, e fim de papo.

Mas, afinal, o que fazer em Santiago de Compostela, seja em uma simples visita turística ou ao terminar a peregrinação pelo Caminho de Santiago?

Durante o dia, passeie pelas ruas da cidade e conheça vários cantinhos e histórias escondidas. De noite, perca-se pela rua do Franco, entre seus vários bares de tapas e restaurantes, e prove as especialidades da cidade, como o pulpo a feira, os pimientos de padrón, as tortillas de patata (especialmente as do bar La Tita), sem deixar de lado as galletas de almendras e a Tarta de Santiago que dão para que você na entrada das lojas. E não deixe de sentar na Praça do Obradoiro e ver a catedral iluminada de noite. São as coisas mais simples e imprescindíveis que estão incluídas na lista de o que fazer em Santiago de Compostela.

Leia também esses posts sobre o Caminho:

Agora, se eu te contar tudo o que fazer em Santiago de Compostela e nos seus arredores… você precisa se organizar e reservar pelo menos 2 dias pra isso. Se você quer realmente aproveitar melhor a sua viagem e conhecer essa linda cidade, que é Patrimônio da Humanidade, mais a fundo, recomendo alguns passeios guiados que vão te surpreender:

O que fazer em Santiago de Compostela: 10 passeios

Excursão a Finisterra e Costa da Morte (em português)

O que fazer em Santiago de Compostela: visitar Finisterra

Finisterra

O que fazer em Santiago de Compostela: conhecer Muxia

Muxia

Muita gente tem o tempo bastante curto e esta excursão cai com uma luva! Inclui paradas em Muxia (Santuario Virxe de la Barca), Cabo de Finisterra (com tempo livre pra conhecer a cidade e almoçar), visita à cascata de Ézaro e volta pela Costa da Morte, tudo isso regado a muita história pelo caminho. Faça sua reserva nesse link.

Visita guiada pela Catedral e seu museu

O que fazer em Santiago de Compostela: conhecer a catedral por dentro

Apesar de a catedral de Santiago estar com obras internas desde janeiro de 2019, ainda assim dá pra conhecer os tesouros artísticos e arquitetônicos do templo. A visita começa pelo museu, segue pelos restos românicos da catedral, e, se houver fila para dar o abraço no Apóstolo, você pode voltar mais tarde por sua conta. Clique aqui para reservar.

Últimos quilômetros do Caminho de Santiago

O que fazer em Santiago de Compostela: Monte de Gozo a Santiago

Caminhando de Monte do Gozo a Santiago de Compostela

Se você está apenas de visita à cidade e quer ter um gostinho de caminhar os últimos 7 km junto aos demais peregrinos, junte-se a esse passeio. Um veículo te levará à igreja de Lavacolla, te dará um chapéu e um bastão de caminhada e um guia irá contigo até o Monte do Gozo, onde começa a última parte da caminhada a Santiago, a pé. Um guia irá contar curiosidades desses lugares, em espanhol. Reserve através desse link.

Tour privativo em Santiago de Compostela

Esse tour é fechado para o seu companheiro(a) ou grupo de familiares ou amigos. Vocês irão conhecer os pontos mais importantes dessa cidade que é Patrimônio da Humanidade, ao seu ritmo. O guia irá busca-lo no hotel ou em um ponto de encontro no centro histórico. Dura 2 horas e é feito em espanhol. Clique aqui e faça sua reserva.

Visita guiada ao Hostal dos Reis Católicos (em português)

Esse lugar é um antigo hospital de peregrinos que terminavam a peregrinação esgotados e muitas vezes doentes na idade média. Fica na lateral da Catedral de Santiago e tem uma arquitetura incrível. O tour dura pouco mais de uma hora e é em espanhol. Reservas através desse link.

Free tour por Santiago de Compostela (Grátis!)

O que fazer em Santiago de Compostela: Plaza de las Platerías

Plaza de las Platerías

Você vai percorrer o centro histórico da cidade em 2 horas, começando na Praça do Obradoiro e passando por vários lugares icônicos da cidade. O tour é em espanhol e às vezes é feito em dois idiomas. No final, você dá ao guia uma gorjeta com o valor que acha justo pelo trabalho dele. Clique aqui e faça já sua reserva nesse que é o tour mais procurado de Santiago de Compostela!

Free tour teatralizado dos mistérios e lendas de Santiago (Grátis!)

O que fazer em Santiago de Compostela: tour dos mistérios de Santiago

Mistérios de lendas de Santiago. Foto: Civitatis

O tour é guiado por uma meiga, que é uma antiga bruxa que a mitologia galega diz que tem poderes extraordinários. Ela vai contar várias histórias que aconteceram no Hostal de los Reyes Católicos (sangrentas, inclusive), também passará por um antigo cemitério de peregrinos, entre outros lugares. No final, você escolhe quanto pagará à guia como gorjeta de acordo com a sua experiência. Reserve o tour através desse link.

Free tour gastronômico por Santiago (Grátis!)

O que fazer em Santiago de Compostela: culinária

Você vai conhecer tradicionais tabernas medievais, localizadas em casas centenárias, praças e mercados típicos, terminando no Mercado de Abastos, com seu pescado fresco, frutas e verduras. Depois é só escolher onde quer comer ou petiscar! O passeio dura 1 hora e meia e é em espanhol. Clique aqui e faça já a sua reserva.

Free tour do Caminho de Santiago (Grátis!)

O que fazer em Santiago de Compostela: mirantes da cidade

Aqui você vai conhecer histórias interessantes sobre o Caminho de Santiago, incluindo o Códice Calixtino, as lendas da Igreja de San Francisco, Virgen del Carmen e Santa Clara, terminando em um mirante com lindas vistas ao entardecer de Santiago de Compostela. O tour é em espanhol. Obrigatório reservar através desse link.

Transfer em Santiago de Compostela

Se você quer chegar ao aeroporto e ter a comodidade de ter alguém esperando por você para leva-lo ao hotel ou ao aeroporto, reserve esse serviço de transfer. Se vier em grupo e com muita bagagem, o preço vale a pena! Clique aqui e faça sua reserva.

Veja também essa lista de outros passeios de um dia saindo de Santiago de Compostela, caso tenha interesse e tempo. A Civitatis é uma empresa espanhola e é parceira do blog, testada e aprovada por nós.

Suzana

Suzana

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e vai como peregrina a Santiago de Compostela frequentemente. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.

Leave a Reply