Buen Camino Conchas do Caminho Português

Published on | by Suzana

2

Trem Peregrino no Caminho de Santiago

Já pensou em fazer algumas etapas do Caminho de Santiago no conforto de um trem? Esse ano a Renfe, companhia de trens espanhola, lançou o Trem Peregrino, uma proposta diferente (e confortável) de fazer um trecho do Caminho de Santiago Português da Costa com um quarto garantido no final do dia.

Há sempre uma longa discussão sobre as diferenças entre ser um peregrino e um turisgrino, sobre os peregrinos que fazem trechos em ônibus e chegam antes à cidade (conseguindo uma cama em albergue sem nem ter suado a camisa e tirando o direito dos outros peregrinos que chegam com as suas próprias pernas), sobre quantos quilômetros deveria ser o mínimo para ganhar a Compostela.

caminho de santiago portugues

Pois bem: como já fui ao Caminho 7 vezes até hoje (e pretendo que esse número só aumente), posso dizer que já vi de tudo. E também já entendi várias razões que, à primeira vista, não se vê. A gente não sabe o que se passa com uma pessoa que prefere enviar sua mochila de carro e caminhar com o mínimo de peso possível. Não temos uma bola de cristal para adivinhar os mais diversos motivos pelos quais as pessoas fazem o Caminho de Santiago de uma maneira ou de outra. Por isso, eu já não julgo e nem culpo ninguém. Cada um tem os seus motivos e temos que respeitá-los.

Por isso, a proposta da Renfe pode não ser bem vista por alguns, mas certamente vai ajudar pessoas que não podem ser um peregrino da maneira mais “tradicional” mas que gostariam de viver as emoções de trilhar essa rota no Campo das Estrelas. Com uma vantagem: essas pessoas não vão “roubar” camas em albergues 😉

caminho de santiago de compostela mapa

Trem Peregrino no Caminho de Santiago Português

O trem sai de Madrid e, durante 5 dias, faz paradas nas seguintes cidades: Vigo, Pontevedra, Villagarcia de Arousa, Santiago e volta a Madrid. No pacote estão incluídos 4 cafés da manhã e 2 jantares, na primeira e última noite.

A hospedagem é em cabines duplas com beliche (que de dia se transforma em sofá), banheiro completo individual e televisão. O Trem Hotel Talgo Série 7 tem também uma cafeteria e restaurante, caso você queira fazer uma refeição ou lanche.

caminho de santiago de compostela trem

A novidade em 2017 é que, fazendo 3 trechos mais longos a pé ou em bicicleta, você vai poder ganhar a Compostela, que é o diploma que comprova ter trilhado pelo menos 100 Km do Caminho. Mas vai precisar ter a credencial do peregrino com pelo menos 2 carimbos em cada trecho, pra comprovar que realmente esteve lá. O trem vai permitir que você embarque com a sua bicicleta.

CAMINHO DE SANTIAGO EM FAMÍLIA

Os trechos propostos para obter a Compostela serão:

  • De Tuy a Redondela: 31,6 km
  • De Pontevedra a San Miguel de Valga: 33 km
  • De San Miguel de Valga a Santiago de Compostela: 30,9 km

Um ônibus vai levar os peregrinos até o início das etapas acima. Quem não tiver preparo físico para fazer os quilômetros propostos acima tem a opção de fazer os seguintes trechos menores (sem mochila):

  • De Arcade a Pontevedra: 13 km
  • De Pontevedra a San Amaro: 8,7 km
  • De Milladoiro a Santiago de Compostela: 7,5 km

caminho de santiago de compostela quantos dias

E tem até um programa pra quem não vai querer fazer nem um, nem outro: pode-se fazer visitas turísticas a várias cidadezinhas da rota como Valença do Minho, Tuy, Vigo, A Toxa, O Grove, Cambados, e as próprias cidades onde o trem parar. Você poderá visitar o lindo Pazo de Rubianes e Jardines de Excelencia Internacional de la Camelia (em Villagarcia de Arousa), com degustação de vinho Albarinho incluída. Nada mal, não? 😉

Pazo de Rubianes

Foto: @juantiagues / Creative Commons

Claro que tanto conforto tem um preço: o pacote de 5 dias e 4 noites custa 625€ para adultos e 375€ para crianças. As saídas são às quintas-feiras somente durante o mês de agosto, nas seguintes datas:

  • 3/08
  • 10/08
  • 17/08
  • 24/08

trem peregrino santiago

Veja nesse link o roteiro completo do Trem Peregrino e programe-se!

Caso você tenha gostado do roteiro mas quer economizar um pouco, outra alternativa é fazer essa viagem em ônibus ou carro e se hospedar em hotéis nas cidades onde o trem para. Veja a oferta de hotéis nas seguintes cidades:

Conheça mais sobre o Caminho Português da Costa e, caso esteja buscando um guia de como se preparar para o Caminho de Santiago, clique aqui e faça o donwload grátis!

Guia Caminho de Santiago That Good Trip

*Informações e fotos que ilustram o post: Renfe.

Tags: , , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



2 Responses to Trem Peregrino no Caminho de Santiago

  1. Viajento says:

    Sempre acho interessante essas postagens sobre o Caminho de Santiago. Tenho vontade de fazer um dia, mas ainda não me programei e teria que pesquisar a fundo quais são os trajetos e toda a logística da peregrinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com