Dicas Hammam Al Andalus

Published on | by Suzana

2

Hammam em Madrid

Quer viajar no tempo, no espaço e no seu próprio interior? Sabia que existe um Hammam em Madrid? Pode soar muito “viagem” mas é exatamente isso que acontece quando você entra no Hammam Al Andalus, um banho árabe bem no centro de Madrid – mais precisamente no bairro de Tirso de Molina.

As cores são em tons de marrom claro. A luz é tênue. A temperatura é acolhedora. E já na entrada você se deixa envolver por esta atmosfera e, ao descer até os vestiários, é impossível não parar pra admirar a escadaria, as portas, os detalhes entalhados nas portas, as velas

Sala de descanso Hamman Al Andalus

Lá dentro não espere amplos salões e mil tipos de piscinas, como em muitos spas modernos (e outros mais antigos) de hoje em dia. Há apenas 3 opções: água morna, água quente e água fria, além de sauna, chazinho na sala de descanso e massagem.

Mas isso vai fazer você ativar os seus 5 sentidos como nunca. A experiência de ir mudando de piscina, começando pela morna, passando pela quente e terminando com um mergulho rápido na fria desperta sensações incríveis na sua pele (e dentro de você): TATO. A meia luz é um convite ao relaxamento completo: VISÃO. A água jorrando por orifícios em algumas das paredes, além de fazer uma massagem nos ombros (e cabeça, pescoço ou o que você puser embaixo dela), provoca um barulhinho relaxante e quase hipnótico: AUDIÇÃO. As velas aromáticas e incensos ajudam a te transportar a uma outra dimensão: OLFATO. E o chá quentinho e gostoso que sai diretamente da torneira na sala de descanso, além de cheiroso, é um agrado e tanto em meio a esse processo de relaxamento total: PALADAR.

Hammam Al Andalus em Madrid

Não podemos esquecer que, com reserva antecipada, é só subir uma escada que sai direto da sala de descanso pra que um dos terapeutas te façam uma massagem dos deuses, a escolher entre costas, pernas, ou as duas coisas, por 15 minutos (ou mais). E você ainda pode escolher a essência de óleo corporal que quer que te acariciem, entre 4 possíveis: âmbar vermelho, violeta, rosa e lavanda.

Melhores horários do Hammam Al Andalus

Agora que você já imaginou toda a parte boa, preste atenção à dica dos melhores horários pra ir e poder sentir tudo isso sem ficar se acotovelando com as pessoas ou ouvindo as conversas intermináveis dos demais (e sem ter que presenciar os monitores fazendo “ssshhhiiii” pra ficarem ficarem quietos): vá na hora do almoço, logo depois te ter visitado algum museu pela manhã – como “prêmio” para os seus pés, ou mesmo pela manhã, num dia mais tranquilo dentro da sua programação pela cidade.

O horário de pico é das 17:00 às 19:00 e sim, nada impede que você vá dentro desse horário, mas desde já advirto que a experiência não será a mesma. Eu mesma fui dentro desse horário na época do Natal e jurei que não voltaria. Mas voltei em outra ocasião e felizmente tirei a má impressão que tinha guardado na minha mente – que já foi reprogramada com as boas sensações da última experiência.

Banhos árabes em Madrid

E como foi essa última experiência?

Fui convidada, junto a outros blogueiros de uma associação da qual faço parte – o Madrid Travel Bloggers – a um evento especial fechado. Era início do verão e pensei que ia ser algo sufocante, devido ao calor que já fazia fora, mas não foi nada disso. Aliás isso foi um tabu que eu quebrei: dá pra ir num spa no verão sim! Mas no outono e inverno sempre será mais aconchegante 😉

Éramos ao redor de 30 pessoas mas todos estavam concentrados em curtir ao máximo a proposta, então, depois das primeiras emoções e das primeiras broncas, fomos relaxando e entrando no clima. Teve até música ao vivo e massagem crâneo-facial de brinde, além da massagem corporal.

Hammam com massagem em Madrid

Além de curtir e relaxar durante 1 hora e meia, gentilmente nos explicaram sobre as origens do lugar e fizeram um link com os outros hammans do mesmo estilo que existem em outras cidades da Espanha como Córdoba, Granada e Málaga. Também contaram como é feita a limpeza do lugar (tanta gente junta…é normal que pensemos como se faz a manutenção de toda a estrutura). Eles limpam com bromo a cada 2 horas, no intervalo de meia hora entre a entrada de um grupo e outro. São 3 filtragens em 10 minutos. E lá dentro anda-se descalço – e lá estamos outra vez pensando na higiene…mas eles explicam que os chinelos usados na rua trariam 3 vezes mais micróbios pra dentro do que ir descalços. Aí está a razão 😉

Hammam banho turco

Serviço:

O Hamman Al Andalus abre todos os dias de 10:00 às 22:00 com turnos a cada 2 horas.

A sessão de 1 hora e meia custa a partir de 31 euros (com massagem de 15 minutos são 45 euros).

Em novembro há descontos bacanas:

  • 15% de desconto na reserva online de segunda a quinta-feira
  • 20% de desconto se você apresentar a entrada de outro museu ou palácio de Madrid
  • 20% de desconto se você visitou outros Hammans do grupo em Córdoba, Granada ou Málaga
  • Estudantes, pensionistas e residentes em Madrid também ganham desconto. Peça o seu!
  • Consulte a outras ofertas ao longo do ano no site do Hammam Al Andalus.

 

Banhos árabes Madrid

O Hamman Al Andalus fica na Calle Atocha, 14 (metrô Sol ou Tirso de Molina).

Se gostou, siga o That Good Trip no Facebook e nas redes sociais como Instagram ou Twitter 🙂

Tags: , , , , , , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



2 Responses to Hammam em Madrid

  1. LUCILA says:

    Aaaaiiii que delícia, fiquei morrendo de vontade de ir, Suz. Quem sabe na minha próxima visita a Madri eu consiga ir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com