Buen Camino mapa-camino-de-santiago

Published on | by Suzana

2

Guias e Apps do Camino de Santiago

Há uma controvérsia entre os peregrinos quando perguntamos sobre os guias do Camino de Santiago que existem no mercado. Há muitos guias e muitas apps mostrando o mapa do Caminho, as rotas, os albergues com seus respectivos endereços e telefones e até o número de camas em cada um. Acho toda essa informação extremamente importante para poder se planejar, para saber quantos quilômetros existem entre uma cidade e outra, se há cozinha ou não, e até ter claro como é o desnível do terreno pra poder se preparar psicologicamente.

Mas há muitos guias que dizem passo a passo o que o peregrino vai encontrar em cada quilômetro do Caminho de Santiago e depois de cada esquina. Também informam o tipo de paisagem que verão à sua frente. Aí já acho demais, me desculpem. Qual é a graça de você sair pra caminhar já sabendo o que vai encontrar? Na minha opinião pessoal, isso gera mais ansiedade porque você vai ficar procurando o que o guia está dizendo, e não vai relaxar e se surpreender em uma rota que tem como esse o principal objetivo: relaxar e surpreender.

Rumo ao Alto do Perdão Caminho de Santiago

Não nego que saber de antemão algumas coisas podem te livrar de pegar caminhos mais “pesados”, como por exemplo o da entrada em Burgos onde há um todo marcado com flechas mas que passa por uma parte bem feia, enquanto que há outro que vai por bosques e pelo rio. Nesse momento eu estava sozinha e acabei pegando o feio. Se estivesse com alguém que soubesse como pegar a rota bonita, teria aproveitado mais. Mas, no final, todos os caminhos levam ao mesmo lugar e isso é o que importa, e quem sabe eu tinha algo que aprender na rota “feia”, não é?

COMO ESCOLHER UM ALBERGUE NO CAMINHO DE SANTIAGO

Eu sou das pessoas que gostam de seguir as flechas amarelas e não planejar tanto, mas respeito quem gosta de estudar a rota exaustivamente e até a leva pendurada no pescoço. Tenho algumas anotações no bloco de notas do celular com coisas imperdíveis em alguns lugares, às quais recorro de vez em quando, mas, no geral, eu prefiro “fazer caminho ao andar”, como diz o poema do Antonio Machado.

Guias-camino-de-santiago

Quando fiz o Caminho Francês completo, no entanto, eu ia me informando sobre as etapas através do Guia Eroski Camino de Santiago, meu aplicativo favorito. Mas algumas etapas eram muito longas e eu acabava comparando com os guias gringos de outros peregrinos que tinham etapas mais parecidas ao guia Michelin Camino de Santiago. E acabei comprando este último, que é bem fino e informa sucintamente as distâncias, os pueblos e o perfil do terreno, já no meu décimo dia de peregrinação. Mas valeu muito a pena!

10 RAZÕES PARA VOLTAR AO CAMINHO DE SANTIAGO

Para facilitar a sua escolha, veja a seguir como é cada guia e qual se adapta melhor às suas necessidades. Uma combinação de dois deles, uma app e outro impresso (mas que não pese e não dê informação excessiva), pode ser interessante.

Guias Camino de Santiago

Eroski Consumer

Esse site e aplicativo para celular lista todos os Caminos de Santiago a pé e diz a quantidade de albergues por cidade, os monumentos com sua respectiva história, uma breve introdução sobre a etapa, além de trazer o mapa do Caminho com os lugares de interesse e a topografia. Tem também o endereço, telefone dos albergues e sua infraestrutura. No site você ainda dispõe de uma calculadora de gastos. Imprescindível!

guia eroski camino santiago

Guia Michelin Camino de Santiago

Esse guia, em papel, tem menos de 40 páginas só sobre o Caminho Francês de Saint Jean Pied de Port a Santiago de Compostela. De consulta rápida, com letras grandes, bastante visual, claro e objetivo. Ele planificou a rota em 34 etapas até Santiago. Pra quem não quer ficar forçando a vista no celular todo o tempo, é uma ótima opção e pode ser encontrado em livrarias na Espanha, em lojas na rota do Caminho de Santiago e também através desse link da Amazon: Mapa-Guía Camino De Santiago (Mapas Temáticos Michelin).

guia camino michelin

Gronze

Esse guia online, é ótimo porque detalha TODOS os caminhos possíveis e imagináveis a Santiago de Compostela. É uma pena que não tenham feito uma app pra ele ainda. Ele traz informação exaustiva (de cada metro do Caminho) pra você ler, se informar e anotar o que achar importante.

Gronze camino santiago

gronze caminho de santiago

Ur Camino

Soube desse site através de um amigo peregrino, o Rafa do Raffa no Caminho, e achei bacana porque através dele você pode planificar a sua rota especificando quantos quilômetros quer fazer por dia e quanto quer gastar em albergues. O site tem uma calculadora que, com base nesses datos, sugere em que povoados deverá pernoitar e quanto tempo levará pra chegar a Santiago de Compostela. É ótima pra quem quer fazer mais lento ou mais rápido que o normal.

ur camino camino frances

caminho de santiago site

guia ur camino

Camino 2.0

Essa app só existe em versão Android e muitas pessoas a recomendam no grupo do Caminho de Santiago no Facebook. Ela só fala, no entanto, do Caminho Francês. Nunca usei mas deixo ela como uma opção a mais, já que tem boas recomendações.

camino frances 2.0

Mi Camino de Santiago

Essa é outra app pra celular que ainda não usei mas que, como as demais descritas acima, também é gratuita. Só pode ser baixada em dispositivos Android e a última atualização é do ano passado.

mi camino de santiago

Guia prático do Caminho de Santiago

Tudo o que você precisa saber antes de partir para o Caminho, como o treinamento, como arrumar a mochila, onde dormir e o que comer durante a peregrinação. Faça o download grátis através desse link ou clicando na foto abaixo.

Guia Caminho de Santiago That Good Trip

Você recomenda algum outro guia ou aplicativo do Caminho de Santiago? Escreva nos comentários, assim você pode ajudar a outros peregrinos também. Bom Caminho!

Tags: , , , , , , , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



2 Responses to Guias e Apps do Camino de Santiago

  1. Katia galvao says:

    Vou fazer o caminho português! Início em 17/10/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com