Dicas Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Published on | by Suzana

2

Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Paris

Tinha muita expectativa em participar do meu terceiro EEBB, o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. A quarta edição do evento aconteceu em Paris, em novembro de 2017, e reuniu cerca de 50 blogueiros brasileiros que vivem na Europa. O evento de 2016 foi em Berlim, e o de 2015 foi no Porto, e eu fui a ambos. Só fiquei de fora no primeiro, que aconteceu em Barcelona em 2014.

O objetivo do encontro é encontrar com os colegas blogueiros, trocar informações, aprender estratégias para melhorar nossos blogs, desvirtualizar e, claro, conhecer a cidade sede mais a fundo e com o apoio das empresas parceiras locais.

O encontro é sempre num fim de semana, sendo sábado o dia mais intenso de atividades, mas tem gente que aproveita pra chegar antes e já ir curtindo a cidade. Eu gosto de chegar na sexta-feira pelo menos, porque sempre há algo bem bacana que os organizadores preparam pra este dia. E a Martinha, do blog Viajoteca, foi a super organizadora que fez o encontro acontecer este ano, apesar de todos os empecilhos que surgiram no meio do caminho.

E em 2017 não foi diferente. Claro que a primeira providência que tomei ao chegar a Paris, depois de uns 8 anos sem ir, foi visitar a Torre Eiffel! O José ainda não conhecia a Cidade Luz, então foi bem emocionante ver a torre e ver o fascínio que ela produz nas pessoas.

Além disso, a cidade nos recebeu com aquele clima típico frio e molhado, nublado, mas como não sabíamos se o tempo ia melhorar nos próximos dias, aproveitamos tudo o que pudemos com a companhia da torre, e até fizemos fila pra que revistassem nossos pertences e pudéssemos ir até a base dela. Isso pra mim era novo. É uma pena que tenha que ser assim, agora.

Depois de ver a torre, fomos nos encontrar com o grupo para participar da primeira atividade do dia: a subida à Tour Montparnasse. Não conhecia a torre e fiquei deslumbrada com as vistas! De lá pode-se ver Paris 360 graus e inclusive a torre Eiffel! Ou seja, pra ver vistas da cidade, esse é o local ideal, porque o grande ícono parisiense está bem à vista, o que não acontece quando você vai à torre Eifell, porque você não vê a própria torre no horizonte.

Fomos muito bem recebidos pela equipe do lugar com bebidinhas e deliciosos macarrons! Eles sabem direitinho como conquistar um grupo de blogueiros de fora 😉

Dali fomos todos a um lugar mais quentinho, que nos recebeu divinamente pra darmos início aos bate-papos, apresentações e reencontros: o Xo Hotel Paris, em parceria com o Hotel Gustave. Teve muitas fotos, abraços, e um coquetel bem gostoso.

Desde o minuto 1 do encontro estávamos conectados com um aparelho de wifi portátil da HippocketWifi. A embalagem veio numa bolsinha personalizada com nosso nome, e era só colocar a senha e pronto, já tínhamos conexão 24 horas durante todo o tempo. Achei fantástico não ter que usar meus dados de 3G e poder subir fotos às redes sociais sem limitações. Ótima dica pra quem vai em grupo, porque dá pra conectar vários celulares ao mesmo tempo e não deixar de dar notícias à família durante as viagens 😉

No sábado fomos de metrô ao local do evento, o Hotel de Sully, um palacete construído em 1625, muito lindo e com ótima estrutura no bairro do Marais. Ele foi reformado pelo estado e, desde o ano de 1967, pertence ao Centre des Monuments Nationaux de Paris, do qual também fazem parte o Arco do Triunfo, o Pantheón e vários outros monumentos em toda a França. Achei maravilhoso estar em um lugar desse nível aprendendo com os colegas blogueiros. Era olhar pela janela e sentir que realmente tínhamos sorte de ter sido escolhidos e poder estar ali.

O dia foi intenso e tivemos as seguintes palestras:

  • Como ganhar dinheiro com os programas de afiliados, pela Fernanda Souza do blog Preciso Viajar.
  • Como os blogs potencializam o seu serviço,  com Cristina Rosa y Magê, dos blogs Sol de Barcelona e Milão nas Mãos.
  • Conexão entre blogueiros e agências de comunicação, com Damaris Lago da agência  Atitude.com.
  • Marketing Digital 2.0, com Julia Morales do blog Nosso Armário.
  • BLPM: muito além de um blog colaborativo, com Cris Pacino, Juliane D’Amore, Manaira Araújo e eu, Suzana Paquete.

Na hora do almoço tivemos um tempinho e fomos provar um ícone da culinária local daquele bairro: o falafel do King Falafel. Tinha até fila na porta! Mas valeu a pena a espera: não é que é delicioso mesmo?

Ainda tivemos a visita de uma representante das famosas Galerias Laffayete, que nos convidou pra uma visita guiada à loja e nos deu de presente um guia de Paris e essa bolsa linda! Que mulher não gosta de bolsa nova, né? Até fizemos uma foto com o time dos Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid que foi ao evento 😉

De lá buscamos um restaurante pra comer alguma coisinha antes da grande atração noturna. Fomos convidados a assistir um espetáculo no cabaré Paradis Latin, o mais antigo de Paris! Tivemos visita guiada em português com o relações públicas do local, conhecemos os bastidores e assistimos ao show com direito a champanhe! Finalmente pude ver um cancan ao vivo e a cores. Adorei!

No domingo de manhã fizemos um tour guiado com o pessoal do França entre Amigos. O sol finalmente apareceu e deixou tudo mais bonito e colorido! O bairro de Montmartre é um charme só. Entramos na igreja Sacre Coeur, vimos as vistas estonteantes e fomos sendo levados a uma parte muito bucólica da cidade. Passamos pelo muro dos Eu Te Amo e terminamos no Moulin Rouge. Uma manhã super completa!

À tarde passamos pelo Pantheón, imponente, mas acabamos não entrando. Tínhamos que voltar ao hotel pra pegar as malas e ir ao aeroporto. Mas deu pra passar nos Jardins de Luxemburgo e fazer umas fotos com essa luz super especial….

E por falar em hotel, o que a gente ficou foi muito bacana. Se chama Hotel Olympic, da rede Patrick Hyatt. Fica perto do metrô Marcel Sembat, linha 9, a mesma que leva diretamente à estação Trocadero, a mesma da Torre Eiffel. Ele é todo decorado com a temática do jogo de tênis e também fica perto de Rolland Garros. Mas eu vou contar mais sobre ele em outro post…

O encontro foi um sucesso! E o V EEBB de 2018 será em Madrid, minha cidade! Já estamos a todo vapor organizando cada detalhe pra recepcionar os blogueiros com todo o carinho <3 Obrigada aos parceiros e a todos os que fizeram esse encontro acontecer. A bientôt, Paris! Merci beaucoup, Martinha!

Veja a seguir a lista dos participantes do IV EEBB Paris:

Alemanha

Áustria

Espanha

França

Holanda

Inglaterra

Itália

Portugal

República Tcheca

Suíça

Brasil (palestrante)

Tags: , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



2 Responses to Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Paris

  1. Fernanda says:

    Suzana, adorei te conhecer! Tenho certeza que vocês vão arrasar na organização do V EEBB Madrid e espero que a gente possa se encontrar por lá, ou melhor, por aí! 😉
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com