Alemanha Todo o grupo no prédio da Microsoft Berlim

Published on | by Suzana

0

Berlim e o III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Berlim, na Alemanha, foi a cidade sede do III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros (#IIIEEBB2016), que reuniu 60 blogueiros de toda a Europa durante um fim de semana em novembro de 2016. Foi a minha segunda participação no evento que, em 2015, juntou 43 blogueiros no Porto, em Portugal e, em 2014, reuniu 18 pessoas em Barcelona, na Espanha.

No Porto já foi preciso mais espaço! Eramos 40 blogueiros! Foto: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

Una publicación compartida de EEBB (@eebbrasileiros) el

Eu soube da existência do encontro através da Larissa Andrade do blog Esto es Madrid, Madrid, membro do nosso grupo de Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid, que já tinha ido à primeira edição, organizada pela Cristina Rosa do blog Sol de Barcelona. Ela me convenceu na hora a participar da segunda edição, organizada pela Rita Branco do blog O Porto Encanta. Voltei tão encantada com a troca de conhecimentos, o aprendizado e por “desvirtualizar” com outros blogueiros que já sabia que, quando abrissem as inscrições para o terceiro evento, que foi organizado pela Cláudia Bömmels do blog Brasileiros Mundo Afora e Nicole e Paceli do Agenda Berlim, eu ia ser das primeiras a me inscrever.

O que eu sempre gosto de fazer – e esse ano não foi diferente – é chegar à cidade do evento já na sexta-feira de manhã, porque sempre há uma atividade pela tarde e assim já vou conhecendo (ou re-visitando) o lugar, as pessoas, e já vou guardando energias para o dia seguinte, o sábado, que é quando acontecem as palestras.

Como viajar e escrever sobre viagens são as minhas grandes paixões, o EEBB é perfeito pra mim, porque vou passar um fim de semana alimentando essas paixões, e isso é o que move a nossa vida, não é?

Mas vamos ao que interessa. Como foi o #IIIEEBB2016?

Manaira, do blog manairaaraujo.com, e eu madrugamos em Madrid pra pegar o vôo da Ryanair das 6:20. Aliás, fica a dica: assim que recebi a confirmação de que fui aceita pra participar do evento, fui ao site do SkyScanner ver vôos, que estavam custando em torno de 100 euros. Não era um preço ruim mas, como eu não tinha pressa pra comprar naquele momento (e tinha a esperança que podia baixar), pus um alerta para que o site avisasse (por email) quando aquele valor baixasse. Lá pelo mês de junho recebi um email do site dizendo que o vôo Madrid – Berlim – Madrid nas datas que eu queria havia baixado pra 50 euros ida e volta. Comprei na hora 😉

Ao chegar no aeroporto, fomos ao terminal B trocar os nosso vouchers de transporte gentilmente cedidos pela VisitBerlin, o órgão oficial de turismo da cidade. Nós ganhamos um bilhete que dava direito a usar metrôs, trens e ônibus nas zonas ABC (que abrange o aeroporto Schirpol, 1 hora distante do centro) por 48 horas. Então já saímos de lá com o bilhete de transporte resolvido. Uma curiosidade do transporte na Alemanha: você compra o bilhete e o valida em maquininhas vermelhas ou amarelas dentro da estação (ou nos próprios ônibus e trens). Essa validação vai registrar o dia e horário do primeiro uso. Se o ticket for de uma viagem, ele é válido por 2 horas. Como cada ticket individual custa em torno de 3 euros, se você for usar 3 tickets já vale a pena comprar um passe de um dia. No caso desse tipo de passe, você o valida, guarda no bolso e relaxa. Não há catracas e você não tem que validar mais vezes, mas pode vir um fiscal checar se você tem passe, então não dê bobeira porque a multa pra quem não tem é de 60 euros.

Nosso encontro em Berlim foi intenso. E fomos muito bem recebidos. Já no aeroporto trocamos nosso Voucher para receber o Welcome Berlin Card. Com ele é possível ter descontos em muitas atrações de Berlim além de um ticket de transporte para passear pela cidade. Ganhamos um ticket de 48 horas no valor de €19,50. 📝O cartão pode ser comprado pela internet no site da @visitberlin #visitberlin . 🤗A foto foi tirada com a minha mão e a Leticia do @vivaviena minha companheira esse final de semana intenso na cidade. . Queria agradecer aos amigos @agendaberlim e @brasileirosmundoafora e parceiros e colaboradores para que este evento brilhasse. @CIRCUS_BERLIN @MICROSOFTDEUTSCHLAND @DIGITALEATER @SCANDICBERLINPOTSDAMERPLATZ

Una publicación compartida de Bora passear pelo Mundo!? 🌎✈️🚊 (@kelypelomundo) el

Os excelentes organizadores conseguiram um desconto em dois alojamentos que foram parceiros do evento: o hotel Scandic Berlin Potsdamer Platz, onde também foi o nosso jantar do sábado, e o Circus Hostel, que nos recepcionou no seu bar e micro-cervejaria na sexta-feira à noite (eventos que contarei mais adiante). Mas nós duas, as representantes de Madrid, acabamos nos hospedando no City Hostel Berlin por uma combinação de 3 excelentes razões: preço (11 euros a noite), localização (no Mitte, de onde pudemos ir andando a todos os locais do evento) e quarto (sim, era um hostel, mas só haviam 2 beliches no nosso quarto). Ao chegar lá descobrimos que aquele lugar já havia sido um hotel, pois era enorme! Os quartos tinham boa calefação, os banheiros eram limpos e com água quente. Pra que mais? Ah sim, e demos sorte com nossos companheiros de quarto, eram um casal da Colômbia muito simpáticos e silenciosos. E o buffet de café da manhã que tinha pão francês, frios, tomate, pepino, chás e cafés custava 5,50 euros (na rua custava o mesmo mas não era buffet). Conclusão: recomendadíssimo para quem quiser gastar pouco em Berlim 🙂

Berlin-Amsterdam-Cologne #berlin #germany #cityhostelberlin #igdaily #igersworldwide #instagram #awaaraclicktures #eurodiaries #erasmuslife #thestudentnomad

Una publicación compartida de Gagandeep Maru (@awaara_explorer) el

Deixamos as coisas ali, baixamos o mapa da cidade no aplicativo Maps.Me (o mapa pesa pouco e indica o caminho e o tempo pra chegar até os locais que previamente marcados no mapa), nos entupimos de capas e mais capas de roupa (estava friiiio) e fomos encontrar o pessoal para o primeiro passeio da tarde: o bairro turco.

Fomos em ônibus até lá e demos uma caminhada, passando por várias lojinhas de doces turcos – a Paula do blog No Mundo da Paula, que só esse ano foi 3 vezes à Turquia, delirava de emoção!

Logo chegamos ao começo de uma feira turca. Os turcos ajudaram na reconstrução da Berlim pós guerra e acabaram se instalando naquela área. A feirinha é ótima, com várias delícias turcas, frutas e todo tipo de produtos típicos de uma feira de bairro. Até tomamos café turco, feito numa espécie de areia bem quente, que tem um sabor especial e deixa a borra no fundo do copo. Ajudou a esquentar, sim senhor!

O dia ia ficando cada vez mais escuro e eram apenas 15:00. Vimos as faixadas de edifícios lindos em uma zona com o m2 mais caro da cidade, e depois dali já fomos ao Circus Hostel para participar da integração da noite.

Na micro-cervejaria do Circus Hostel (sim, eles produzem a própria cerveja!), juntamos as pessoas que vimos de tarde e os que que chegaram só à noite a Berlim. Foi muito legal rever quem eu conheci no encontro anterior e dar as boas-vindas aos blogueiros que estavam participando do encontro pela primeira vez 😀

Vai uma cerveja ai?? Recpeção no hostal Circus! Foto: @felipeminnicelli

Una publicación compartida de EEBB (@eebbrasileiros) el

Eles nos deram um cupom pra provar a cerveja produzida por eles mesmos, e outros pra tomar outra bebida. Adorei a cerveja artesanal! Também houve sorteio de 2 kits de canecas de cerveja e outros mimos do local. Como tínhamos madrugado, acabamos sendo responsáveis e saímos de lá às 22:00 para poder dormir bastante e descansar para o tão esperado sábado de palestras.

A Microsoft Berlin, um lindo e moderno edifício no centro da cidade, nos cedeu o espaço onde passamos todo o sábado aprendendo sobre diversos aspectos sobre a atividade de um blogueiro. Quem abriu a manhã de aprendizados foi o Daniel Duclos, do blog Ducs Amsterdam, que falou sobre a profissionalização do seu blog e nos contou que, se você quer que ele seja um negócio, tem que trata-lo como tal desde o primeiro dia.

Daniel, @ducsamsterdam, foi o palestrante do #IIIEEBB. Falou sobre o blog como empresa. Foto: @brasileirosmundoafora

Una publicación compartida de EEBB (@eebbrasileiros) el

Depois foi a vez do Erick Weicker, do Euro Dicas, que nos contou de forma bem humorada várias dicas sobre SEO (Search Engine Optimization) ao mesmo tempo que respondia às inúmeras perguntas da plateia. A terceira palestra foi sobre produção de conteúdo, um tema bem extenso trazido pela Priscila Roque e Rafael Boro do Cultuga, e a última foi uma apresentação interessantíssima sobre a realização de projetos com parcerias, da Rita Branco do O Porto Encanta (que falou sobre o projeto Duas Bloggers Um Caminho) e da Juliana Guimarães do Eu Ando Pelo Mundo (que contou sobre o projeto Calor nos Alpes).

Daí veio a rodada de discussão sobre as redes sociais, da qual eu orgulhosamente fiz parte falando sobre o Twitter! O time dessa rodada era formado pela Isa Discacciati (Italia Per Amore), Camilian Pereira (Destino Munique), Letícia Diethelm (Viva Viena), eu (That Good Trip), Gisele Almeida (Viajar Pela Europa) e moderação da Rode Veiga-Pfeifer (Entre Duas Culturas). Foi muito interessante, com muitas perguntas e fiquei feliz em ter re-plantado a sementinha do Twitter em blogueiros que já tinham desistido dessa rede social 😉

No meio de tudo isso tivemos a apresentação dos parceiros VisitBerlin, Get Your Guide (que, além de ter falado do seu programa de afiliados, patrocinou o delicioso almoço) e muitas lembrancinhas e mimos de todos eles. Danke!

Tão bom voltar para casa cheios de mimos, né??? Foto @thatgoodtrip

Una publicación compartida de EEBB (@eebbrasileiros) el

Quando acabou o dia, pensei que íamos estar cansados mas foi exatamente o contrário! Todos ficaram até o final, parecia que nossa sede de aprender não ia acabar nunca. Mas estávamos ansiosos para o jantar de confraternização e fomos até o metrô (porque fazia muito frio mesmo!) a caminho do Hotel Scandic Berlin Potsdamer Platz.

Perdidos em Berlin!! Obrigada pelas fotos @luisminnicelli #iiieebb2016

Una publicación compartida de As Viagens da Rê (@asviagensdare) el

Lá fomos recepcionados com vinho, um buffet de comidinhas bem gostoso e a equipe do hotel, que nos recepcionou muito bem. Também houve sorteios bem bacanas e todo mundo levou uma boa recordação daquela noite e daquele ambiente pra casa.

Mimo divertido e fofinho oferecido aos blogueiros do #iiieebb2016 pelo @scandicberlinpotsdamerplatz. Foto: @felipeminnicelli

Una publicación compartida de EEBB (@eebbrasileiros) el

No domingo, a convite do Panorama Punkt, fomos ver Berlim do alto. Lindas vistas da cidade, um sol aconchegante e mais conversa com os blogueiros. Era tanta gente e tanto pra perguntar que faltou tempo!

Depois dali nos dividimos em 2 grupos e cada grupo foi explorar uma região da cidade em companhia dos guias do blog Agenda Berlim. O roteiro que escolhi foi “Berlim do século XX: da formação do Império Alemão à queda do muro de Berlim” e nosso guia foi o Paceli, profundo conhecedor da história da Alemanha. Apesar de já ter percorrido aqueles lugares antes, Paceli me chamou a atenção pra detalhes que nunca tinha visto, como o restaurante dentro de um prédio cuja fachada tinha as marcas das balas de bombas da guerra, o local do bunker, esconderijo do Hitler (que fica num estacionamento), o significado do monumento aos judeus, as pinturas e fotos antigas expostas pela cidade e várias outras coisas. Gostei tanto que espero voltar no verão (ah, o calor…) e trazer a minha família – meu pai vai adorar ouvir e ver tudo isso!

Esse foi um resumão do III EEBB 2016 em Berlim! Em 2017 será a vez de Paris ser a sede desse super encontro, que está sendo organizado pela  Martinha Andersen do Viajoteca.

É com muita honra que comunicamos a data do próximo EEBB. Será nos dias 18 e 19 de Novembro em Paris. A organizadora desse ano é a @Martinha do blog @Viajoteca. Se você tem um blog e mora Europa, você pode participar. Algumas considerações : – Só será aceito participantes brasileiros e ATIVOS dos blogs. Então maridos, esposas, amigos que não fazem parte do blog não serão aceitos. – As inscrições abrem dia 27 de Fevereiro, ao meio-dia (12h de Paris). Dia 24 disponibilizaremos o link e demais informações na página do EEBB no facebook. – Serão 50 vagas. Conforme o andar da carruagem, poderá surgir outras vagas (mas isso só saberemos mais para a frente). Então serão os primeiros 50 inscritos, completou o número, os demais vão para a lista de espera. – O valor da inscrição será 15 euros. Esse $$ servirá para algumas ajudas de custo. (no futuro devidamente documentado para mostrar onde foi investido). Obrigada pela atenção!

Una publicación compartida de EEBB (@eebbrasileiros) el

Quero agradecer aos organizadores Nicole e Paceli do Agenda Berlim e Claudia do Brasileiros Mundo Afora por todo o empenho para que esse encontro fosse possível, vocês foram o máximo!

 

Nicole, Pacelli e Claudia foram os organizadores do #IIIEEBB. Foi um verdadeiro sucesso!! Foto: @felipeminnicelli

Una publicación compartida de EEBB (@eebbrasileiros) el

…aos patrocinadores, que foram fundamentais para o sucesso do encontro :

GetYourGuide | Microsoft Berlin | Scandic Berlin Potsdamer Platz | visitBerlin

…ao nosso talentoso fotógrafo oficial do evento: Felipe Minnicelli

…e aos blogueiros presentes, claro! Juntos somos melhores!

Agenda Berlim | Almost Locals | Ana de Amsterdam! | Aqueles que viajam | As viagens da Re | Backpackingalone|Barcelona emociona | Blog Brazuka | Brasileiros Mundo Afora | Catalogo de viagens | Claudias Welt | Conexão Berlim | Cultuga | De Café por Barcelona | Destino Munique | Direto de Paris | Ducs Amsterdam | Em Roma |Entre duas culturas | Eu Ando Pelo Mundo | Euro Dicas | femmevolatil | Grossa, eu?! | Guia de Roma | Italia per Amore | Ká.entre.nós | Ligado em Viagem | Londres com criançasLondres Pra Você | Manaria Araujo | Maria De Lux | Me Joguei no Mundo | Milão nas mãos | No mundo da Paula | o Porto encanta | Praga Boemia | Rumo a Madrid | Sete Mil Km | Sol de Barcelona | SOSViagem | That Good Trip | Trend Tips | Trupe da Trip | Turista Fulltime | Um casal na Alemanha | Viagem Hamburgo | Viagem Jovem | Viajando por Aí | Viajar pela Europa |Viajoteca | Viva Toscana | Viva Viena | Vou para a Alemanha

Gostaria de participar do próximo encontro? Curta a página do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros e fique ligado porque no começo do ano avisamos a data de início das inscrições!

Tags: , , , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com