Buen CaminoEspanha

7 motivos que tornam a chegada a Santiago inesquecível

By julho 28th, 20197 Comentários
O que fazer em Santiago de Compostela: mirantes da cidade

Depois de tanto esforço, bolhas, dores e perseverança, o momento tão esperado da chegada a Santiago de Compostela vai ficando cada vez mais perto. Quanto mais próximos estamos do destino final, Santiago, mais temos pena de chegar e encerrar aquele estado de alegria plena que experimentamos nos últimos dias. A boa notícia, que descobrimos depois, é que o Caminho não termina ali.

Quer sensação mais incrível do que a chegada a Santiago de Compostela? Cada pessoa tem os seus motivos pra fazer essa peregrinação e, por isso, cada chegada tem um gostinho muito especial para cada peregrino. Veja a seguir os 7 melhores momentos da chegada a Santiago:

Chegada a Santiago de Compostela

1. A gaita de fole tocando música celta-galega embaixo do arco da entrada à praça do Obradoiro. Descer as escadas com essa trilha sonora e ver a praça se abrindo pouco a pouco aos recém chegados peregrinos é um momento único

Chegada a Santiago: a gaita que anuncia a sua chegada

2. A primeira visão da catedral de Compostela depois de ter conhecido tantas igrejas lindas ao longo da peregrinação. Mesmo estando em reforma, um olhar cuidadoso revela que ela é cheia de detalhes por fora e por dentro

Chegada a Santiago: minha primeira vez e junto com a família

Chegada a Santiago: sempre que posso, volto ao Caminho

3. Olhar paras as placas no chão no centro da praça que dizem Itinerário Cultural Europeu e Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e pensar: caramba, eu percorri esse caminho!

Chegada a Santiago: Itinerário Cultural Europeu

4. Jogar as mochilas no chão da praça do Obradoiro e deitar nele, como se estivesse no tapete da sua casa, para ficar contemplando a catedral e curtindo o momento. Sim, você chegou!

Chegada a Santiago: admirar a catedral é obrigatório

5. Encontrar todos os seus amigos peregrinos na cidade, seja nas missas da catedral, seja pelas ruas e praças. Se estiver sozinho e sem companhia, é só ir para o centro da praça do Obradoiro que em algum momento vai passar algum companheiro de caminhada por lá.

Chegada a Santiago: encontrando peregrinos em frente à catedral

6. Chegar como peregrino a Santiago é curioso para os turistas. Alguns vão te perguntar sobre o Caminho, vão pedir pra ver sua credencial e até pra tirar foto contigo. Pode ser que você acabe formando futuros peregrinos com toda a informação e emoção que irá transmitir às pessoas

Chegada a Santiago: a imponente catedral

7. Depois de um dia e noite cheios em Santiago, eu sempre dou uma última passada na frente da catedral antes de ir ao hotel, pensão ou albergue. Adoro essa última visão da praça vazia antes de ir dormir.

Chegada a Santiago: a catedral de noite

Leia também esses posts sobre o Caminho:

Depois da chegada a Santiago de Compostela, descanse um pouco e vá aproveitar a cidade. Confira abaixo algumas recomendações de pensões, hostels e hospedarias, restaurantes, bares e rotas alternativas.

Hospedagem:

Hospederia San Martín Pinario:

Fica em frente à catedral de Santiago, em um mosteiro convertido em hospedaria. Além do edifício ser maravilhoso, os quartos para peregrinos (busque esses) têm banho privativo e são baratos. Fiquei lá pela primeira vez este ano e nunca mais fico em outro lugar 😉 reserve com antecedência aqui!

San Martín Pinario: hotel que fica bem em frente à catedral de Santiago de Compostela

Foto: Booking.com

Pensión Residencia Fonseca:

São poucos quartos novíssimos e modernos, com banheiro no corredor. Fica bem no centro de Santiago e você pode dividir o quarto com até 4 pessoas, livrando-se dos roncos e barulhos de um hostal. A chave do quarto fica com você. Clique aqui para reservar

Pensión Residencia Fonseca Santiago de Compostela: ótimo custo benefício em Santiago de Compostela

Foto: Booking.com

Albergue The Last Stamp:

Fica a 100 metros da catedral em um edifício histórico transformado em hostal. É super moderno, possui armários individuais com senha eletrônica e é bastante confortável. O albergue tem banheiro no corredor, mas há quartos com banheiro individual também. A recepção fica aberta 24 horas, há uma cozinha comunitária e wifi grátis. Reserve aqui

The Last Stamp: quartos modernos em Santiago de Compostela

Foto: Booking.com

San Francisco Hotel Monumento:

Se você quer dar um descanso merecido às suas pernas depois da chegada a Compostela, esse é o lugar ideal. Tem piscina, jacuzzi (com jatos de água que fazem aquela massagem revigorante), e fica dentro de um antigo convento. É um lugar lindo por fora e por dentro, e com um café da manhã buffet delicioso. Fica ao lado da igreja de San Francisco, bem no centro histórico, perfeito para conhecer a cidade. Faça a sua reserva clicando aqui.

Hotel Convento San Francisco: piscina maravilhosa em Santiago de Compostela

Hotel Convento San Francisco: piscina maravilhosa em Santiago!

Restaurantes:

La Tita:

Vá pra fazer um aperitivo, peça uma cerveja Estrella Galícia e ganhe uma tortilha de batata sensacional, molhadinha e super saborosa! Parada obrigatória antes de jantar ou a qualquer hora do dia. O lugar está sempre cheio. O La Tita também é restaurante e hospedaria.

Chegada a Santiago: Bar La Tita Santiago de Compostela

Casa Manolo:

Um restaurante que serve comida tradicional galega e está sempre cheio de peregrinos, porque tem um menu com ótimo preço. Lota muito rápido, por isso é bom chegar cedo.

Rota de bares Paris – Dakar:

Desde a primeira vez que fui a Santiago me falaram dessa rota, que começa no bar Paris (localizado na Porta Faxeira) e termina no bar Dakar. O número de bares dessa rota mudou muito nos últimos anos com a transformação de alguns deles em restaurantes, mas a essência é ir de bar em bar tomando vinho, de preferência Ribeiro. Aproveite o ambiente que se forma na Rúa do Franco e prove também as deliciosas tortas de Santiago que muitas lojas oferecem pra degustar.

Passeios em Santiago de Compostela:

Aproveite pra ficar pelo menos 1 dia na cidade e faça algum (ou vários!) desses passeios para conhecer melhor a sua história e curiosidades. Veja essas opções cuidadosamente selecionadas e reserve aqui!

O que fazer em Santiago de Compostela: tour dos mistérios de Santiago

Foto: Civitatis, nosso parceiro em Santiago

Transfer em Santiago de Compostela:

Se você quiser contar com a comodidade de um carro que vai te levar da porta do seu hotel até o aeroporto ou qualquer outro ponto da cidade, considere reservar um transfer. Sai mais barato que um táxi! Um veículo de 4 lugares custa a partir de 24 euros, e um de 8 lugares sai por 34 euros. Clique aqui para calcular o valor do seu transfer e reservar!

Veja aqui as últimas ofertas em Santiago de Compostela e reserve seu hotel!



Booking.com

Guia do Caminho de Santiago:

Guia prático para o peregrino de primeira viagem, escrito por uma peregrina que vai todos os anos ao Caminho de Santiago. Clique aqui – é grátis!

Guia Caminho de Santiago That Good Trip

Suzana

Suzana

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e vai como peregrina a Santiago de Compostela frequentemente. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.

7 Comentários

  • O 3 sem dúvida que me emocionou quando cheguei a Santiago depois de fazer o caminho pela primeira vez! Pensar que estou a fazer parte de algo tão grande e de um caminho já percorrido desde há séculos fez-me sentir maravilhada (overwhelmed seria a palavra certa para descrever o sentimento).

    Concordo com o 4. Já perdi a conta às vezes que fui a Santiago (de carro, atenção xD) e mesmo quando vivi lá, sempre que passava pela catedral descobria um pormenor novo e não conseguia parar de admirar a beleza que lá está encerrada! Deve ter sido um trabalho longo e extenso, mas valeu a pena pela quantidade de pessoas que têm possibilidade de desfrutar do labor que está ali depositado.

    Gostei do post! 🙂

  • esio pezzato disse:

    oh Suzana, qdo eu vou a Santiago vou tocar meu bandolim… nao nao nao mesmo… já fui duas vezes, em agosto retorno… adorei as suas Sete Maravilhas. Poderiam ser 70 ou 700 ou 7000 sempre ficarão algumas outras de fora. cada passo uma lembrança, uma história. cada roso desconhecido um amigo de vida de sempre que começou há dez minutos… esse é o Camino. não o único, já que todos são caminhos, mas compostelar, é magia pura, puro encantamento para poucos privilegiados como nós… adorei. muitos mil abraços… do… esiopoeta

    • Suzana disse:

      Olá Esio! Adorei 🙂 O Caminho é inspirador, e sim, há muitas amizades de toda a vida de 10 minutos atrás…eu já fui 7 vezes e espero que esse ano consiga ir de novo. Outros mil abraços e Bom Caminho!

  • Jorge disse:

    Muito bom! As dicas são ótimas! Tira aquele medo, normal, do desconhecido, onde comer, onde dormir!

    • Suzana disse:

      Obrigada Jorge! Essa é a intenção 😉 e, cá entre nós, esse medinho sempre surge. Mas você vai ver que ao colocar os pés no Caminho tudo flui e ele vai embora, pra podermos aproveitar tudo ao máximo. Bom Caminho!

Leave a Reply