Buen Camino Caminho de Santiago na Semana Santa

Published on | by Suzana

3

Caminho de Santiago na Semana Santa

Há quem pense que durante a Semana Santa o Caminho de Santiago vai estar cheio demais e que não vale a pena percorrê-lo. Eu era uma dessas pessoas. Mas como alguns de nós, principalmente os que trabalham como professores, têm apenas os feriados e os meses de férias livres, acaba passando por nossa cabeça a idéia de ir pro Caminho de Santiago na Semana Santa.

Em 2015 eu resolvi dar uma chance para essa “fatídica” semana, já que todos os outros destinos costumam estar bem mais caros – e os preços do Caminho não se alteram durante todo o ano. As bananas que vendem nos bares podem até estar um pouco mais inflacionadas, mas os albergues continuam valendo o mesmo: entre “donativo”, 6 euros ou 10/12 euros. Então as pessoas consideram o Caminho como um destino relativamente barato se for pra comparar com outros. Ok, mas e a quantidade de gente?

caminho-de-santiago-semana-santa-7

Jantar comunitário no albergue de Ligonde

Se eu disser que há uma estratégia pra você conseguir driblar isso e conseguir a paz que procura (e o teto pra dormir), você vai ver que dá pra fazer. Principalmente se for o Caminho Francês, que é o mais estruturado e comercial, com albergues e bares a cada 5 km praticamente em alguns trechos…então se for pra encarar a caminhada, eu recomendo esse Caminho. O Caminho Português da Costa, que é o outro que conheço, só tem albergues no fim de cada etapa. Eu fiz no auge do verão e coubemos todos sempre, então assumo que também não haveria problema.

Como fazer o Caminho Francês na Semana Santa e nas férias escolares?

Durma em etapas intermediárias. Se for percorrer os últimos 100 Km entre Sarria e Santiago, fique em Barbadelo (em vez de Sarria), Ferreiros (pra quebrar a etapa no meio), Ventas de Narón ou Ligonde (em vez de Portomarín), Melide (em vez de Palas de Rei), Ribadiso da Baixo (em vez de Arzúa), Alto de Santa Irene (em vez de O Pedrouzo) e dali já pode ir direto a Santiago. Há dias mais tranquilos que outros e com essas paradas você chega à Praça do Obradoiro em exatos 7 dias. Sem correr pra disputar lugar nos albergues e aproveitando a tranquilidade de alguns “pueblos” bem pequenos como Ferreiros, Ligonde e Ribadiso da Baixo. Nunca tinha ficado em nenhum desses lugares, era minha terceira vez fazendo esse trecho e só posso dizer que me apaixonei por Ribadiso, seu rio e sua ponte!

caminho-de-santiago-semana-santa-5

Treinando para o Caminho em Madrid

Sempre quando estou prestes a voltar ao Caminho de Santiago acontecem coisas inusitadas na minha vida. Em 2015 voltei pra fazer os últimos 100 Km pela terceira vez e durante a Semana Santa (já percorri o Caminho inteiro em 2014 e fiz trechos em outros anos), mas com o objetivo de pesquisar novas dicas para o meu livro.

Pois bem, sábado passado saí de manhã pra treinar e fui pelo caminho que sempre faço, mas cheguei a uma esquina e decidi mudar a rota pra descobrir coisas novas. Alguns passos mais adiante e eis que eu me deparo com a praça e a Igreja de Santiago em Madrid! Primeiro vi um lugar chamado Paradita de Santiago e a frase “Caminante si hay Camino”, onde marcava que ali era o Km 0,034 do caminho de Madrid a Santiago. Já senti meu coração acelerar, sou fã dessa frase do poeta Antonio Machado que diz “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”. Tão fã que a tatuei no meu pé ano passado 🙂

Camino de Santiago

Daí olhei pro lado e vi a Gastroteca de Santiago, e já veio todo o déjàvu dos bares do Caminho. Deixei pro final a igreja de Santiago. Já na porta vi dois símbolos muito comuns do Caminho, que são a concha e a cruz celta. Entrei na igreja e vi a estátua grande de Santiago. Pedi proteção e bênção para os meus próximos dias na Rota Jacobea.

Camino de Santiago Camino de Santiago

Segui meu percurso de treino sem acreditar no que tinha visto. Não sei porquê mas nunca tinha procurado essa igreja nos 10 anos que levo morando em Madrid. Mas agora que sei que aquela praça está do ladinho de casa vou voltar lá mais vezes pra entrar nos lugares que estavam fechados naquele dia.

Camino de Santiago

Caminho de Compostela

Sempre que eu começo a me preparar pra mais uns dias de paz e coisas boas no Caminho, eu devo emanar alguma energia que atrai coisas ou pessoas relacionadas a ele. Nesse mesmo sábado, depois de mais de 6 meses sem trocar emails, me escreve um senhor que conheci no Caminho em 2013, o Juan. Ele tem seus 65 anos e, naquele ano, coincidimos na mesma rota, nos mesmos dias. Terminamos amigos e ele até me deu uma carona de volta de Ponferrada a Madrid. Recebi um whatsapp seu, no qual ele me perguntava como eu estava e se eu já tinha voltado a morar no Brasil. Adorei o contato e respondi dizendo que a tal da energia estava no ar, porque eu não só estava ainda em Madrid como ia voltar ao Caminho na Semana Santa de 2015. E não é que ele me responde que também vai fazer um trecho na mesma época? Achei tão incrível isso! Já marcamos de nos encontrar no domingo de Páscoa em Santiago de Compostela pra comer uma torta de Santiago juntos.

Camino de Santiago

Juan é o de gorro azul. O senhor de barba branca tem 80 anos e está no seu 10º Caminho! Foncebadón, 2013.

E nos encontramos! 2 anos depois!!!

caminho-de-santiago-semana-santa-6

 

Aproveite o feriado pra caminhar sem pressa pelo Campo de Estrelas e trazer boas histórias e lindos reencontros na volta pra casa. Buen Camino a tod@s!

Se gostou desse post, com certeza há outros que poderá gostar! Fica o convite para me seguir nas redes sociais, espero o seu like! Curta minha página no Facebook para me acompanhar no Caminho! Todas os comentários, dúvidas e sugestões são mais que bem vindos :)

Guia Caminho de Santiago That Good Trip

É a sua primeira vez no Caminho? Quer dicas sobre como treinar, o que levar na mochila e qual albergue escolher? Faça o download desde mini-guia grátis e prepare-se para ser um peregrino por toda a sua vida – você vai ver como isso vicia 😉

Tags: , , , , ,


About the Author

Jornalista e travel blogger. Aprende o que o mundo ensina e inspira as pessoas a viajarem. Já morou na Finlândia, já trabalhou na Disney, fez o Caminho Inca e foi como peregrina a Santiago de Compostela algumas vezes. Vive atualmente em Madri e continua transformando seus feriados e férias de 23 dias ao ano nos melhores períodos da sua vida.



3 Responses to Caminho de Santiago na Semana Santa

  1. An quises Paulo Stori Paquete says:

    Bom Camino !!!

  2. Lucila says:

    Não conhecia essa sua tatuagem. Que legal!! Vc já é uma mega expert no Caminho de Santiago. Já até perdi a conta de qtas vezes vc já esteve lá. Beijão!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • DESTAQUES DO MÊS

  • HOTÉIS MAIS BARATOS NO BOOKING

    Booking.com